História e origem do Dia Internacional da Mulher

O 8 de março só foi reconhecido pela ONU em 1921. Entenda o que levou a criação da data e sua importância

8 de Março

Comemorado mundialmente, a data marca o dia internacional da mulher. Mas você sabe o por quê dele ser comemorado e a sua história? Conheça a sua origem.

shutterstock

Do que se trata o dia internacional da mulher?

Diferente do que muitos acreditam, a data não se resume a apenas entregar flores ou demonstrar o seu carinho às mulheres. O dia 8 de março é uma comemoração pelas conquistas dos direitos femininos ao longo da história e uma lembrança de resistência feminina.

O que levou a criarem o dia internacional da mulher?

Diversos eventos influenciaram a criação da data, principalmente os inúmeros protestos durante o começo do século XX. Como as manifestações de 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, envolvendo mais 15 mil trabalhadoras, que foram às ruas protestar contra as condições de trabalho precárias.

Reprodução/Twitter

O que levou a criarem o dia internacional da mulher?

Outro momento determinante foram os protestos no dia 8 de março de 1917, na Rússia. Milhares de mulheres protestaram contra a miséria e a fome que assolava o país depois da Segunda Guerra Mundial, sendo também um ponto de partida para a Revolução Russa.

Getty Images

Quando foi criada?

Adotada em um primeiro momento apenas pelo movimento socialista, apenas em 1921 o 8 de março foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e a data passou a ser referência internacional na conquista de direitos, assim como lembrança do que ainda precisa ser feito.

Pixabay