5 invenções criadas por mulheres negras

Lembrar da existência e contribuições de mulheres negras para a ciência e o mundo, possibilita com que cada vez mais meninas e mulheres negras se enxerguem nessa realidade e se permitam sonhar em fazer parte deste mundo. Conheça estas mulheres incríveis e suas invenções

Valerie Thomas

Em 1980, Thomas recebeu uma patente para um transmissor de ilusão. O dispositivo produz imagens de ilusão de ótica através de dois espelhos côncavos. Ao contrário dos espelhos planos, que produzem imagens que parecem estar dentro ou atrás do espelho, os espelhos côncavos criam imagens que parecem reais ou em frente ao próprio espelho. Essa tecnologia foi posteriormente adotada pela NASA e desde então foi adaptada para uso em cirurgia, bem como na produção de telas de televisão e vídeo. Com isso, Valerie também criou os filmes 3D.

Reprodução/Instagram

Gladys West

Se você teve que usar o GPS, então você precisa agradecer a essa mulher. Antes de sua invenção, ela recebeu um mestrado em matemática. Depois de receber seu diploma, West foi contratada como matemática no Naval Proving Ground em Dahlgren, VA (agora chamado Naval Surface Warfare Center), onde analisou dados de satélite. Ela era um computador humano, fazendo as contas à mão, mas depois mudou para computadores de programação, as máquinas. Gladys West usou as informações do Seasat e de outros satélites para refinar ao longo dos anos um modelo matemático cada vez mais detalhado e preciso da forma real da Terra – chamado de “geóide”.

Reprodução/Instagram

Marian Croak

A engenheira nascida em 1955, trabalhou no avanço das tecnologias de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP), convertendo dados de voz em sinais digitais que podem ser facilmente transmitidos pela Internet em vez de usar linhas telefônicas tradicionais.

Reprodução/Instagram

Marie Brown

A enfermeira desenvolveu o primeiro sistema de segurança em casa. Embora fosse enfermeira em tempo integral, ela reconheceu as ameaças à segurança de sua casa e criou um sistema que a alertaria sobre estranhos à sua porta e entraria em contato com as autoridades relevantes o mais rápido possível. Sua invenção original consistia em olho mágico, uma câmera, monitores e um microfone bidirecional. O toque final foi um botão de alarme que, ao ser pressionado, imediatamente entraria em contato com a polícia. Sua patente lançou as bases para o moderno sistema de televisão de circuito fechado que é amplamente utilizado para vigilância, sistemas de segurança doméstica, acionadores de alarme por botão, prevenção de crimes e monitoramento de tráfego.

Reprodução/Instagram

Mary Beatrice Davidson Kenner

A primeira patente de Kenner foi em 1957 para o cinto sanitário. O cinturão sanitário visava evitar o vazamento de sangue menstrual nas roupas, o que era um problema comum para as mulheres da época (primeiro absorvente). Ela também projetou um suporte de papel higiênico aprimorado que permitia que a extremidade pendurada do papel ficasse acessível o tempo todo. Até hoje, Kenner ainda detém o recorde (cinco) de maior número de patentes concedidas a uma mulher negra pelo governo dos EUA.

Reprodução/Instagram