Ativista feminista e antirracista, Lélia Gonzalez faria 81 anos hoje

Intelectual internacionalmente reconhecida por nomes do feminismo negro como Angela Davis, Lélia Gonzalez completaria 81 anos. Saiba mais sobre ela.

Aniversário de 81 anos de Lélia Gonzalez
Foto: Lélia Gonzalez by Cezar Loureiro.
Aniversário de 81 anos de Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez, ativista e escritora pioneira do feminismo negro, completaria hoje, dia 01 de fevereiro 81 anos. A escritora e ativista tinha seu trabalho reconhecido internacionalmente por intelectuais como Angela Davis. Sua obra mais conhecida, "Por um feminismo afro latino ameroicano" reúne artigos de temas variados colocando a mulher negra no centro das reflexões.

Suas produções intelectuais abodavam as opressões de classe, raça e gênero em conjunto. Sendo até hoje uma das mais importantes pensadores sobre raça e  gênero do Brasil, a ativista ajudou a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, durante a ditadura militar. Também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), atuou no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, entre 1985 e 1989 e fez parte da Assembleia Constituinte, levando as pautas da população negra e do feminismo negro para a Constituição brasileira de 1988. 

Lélia Gonzalez, também se preocupava com o resgate da ancestralidade africana na cultura latinoamericana  e com movimentos de descolonização. Em suas obras ela aplicava os conhecimentos africanos à realidade brasileira, ajudando a enxergar as violências que a população negra brasileira sofre.  Ela morreu em 10 de julho de 1994, aos 59 anos, devido a um infarto, em sua casa no Rio de Janeiro.