15 Cantoras negras no Brasil que você precisa escutar

Novembro é considerado o mês da Consciência Negra; veja as cantoras negras que são hits no Brasil

Iza

Isabela Cristina Correia de Lima Lima, mais conhecida como IZA, é uma cantora, compositora, apresentadora e publicitária brasileira. Seu primeiro álbum, "Dona de Mim", foi lançado em 2018 e recebeu uma indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Iza é considerada uma das maiores cantoras da atualidade no Brasil pela qualidade da voz e a audiência das músicas. Recentemente lançou o hit "Gueto".

Reprodução/Instagram

Preta Gil

Preta Gil é uma cantora, atriz e apresentadora e empresária brasileira. Filha do músico Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, a cantora tem uma voz autêntica e é dona da música clássica "Sinais de Fogo". Recentemente lançou a música nova "Meu Xodó", com a participação do filho Francisco.

Reprodução/Instagram

Mart'nália

Filha do sambista Martinho da Vila, a cantora Mart'nália desde cedo foi cercada pela música. Iniciou a carreira profissional aos 16 anos, com músicas do MPB ao samba. Lançou este ano a música "EITA MENINA" com a banda Lagum, que já é um sucesso. Além disso, a cantora é compositora da música "Cabide" e "Pra Que Chorar", clássicos das novelas dos horários nobres da Globo.

divulgação/Paulo Freitas e Juliana Rezende

Alcione

Dona de uma voz inatingível, Alcione influencia diferentes gerações de músicos. Uma das mais reconhecidas sambistas do Brasil, com trinta álbuns de estúdio e nove ao vivo, vendeu a marca de 8 milhões de cópias de discos pelo mundo. Suas músicas mais conhecidas são "Você Me Vira a Cabeça", "Faz Uma Loucura Por Mim" e "Meu Ébano".

Instagram/Reprodução

Ludmilla

Ludmilla é considerada uma das maiores cantoras do funk e pop do Brasil. Ela começou a cantar aos oito anos de idade nos pagodes da família. Depois começou a postar vídeos no YouTube, quando sua canção "Fala Mal de Mim" foi um sucesso de acessos na rede social em 2012, Em 2016 ela lançou o álbum A Danada Sou Eu, gerando vários singles de sucesso e impacto nas rádios como "Bom", "Sou Eu" e "Cheguei. Recebeu indicação ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa no ano seguinte. E foi uma das únicas brasileiras Indicadas por quatro vezes ao MTV Europe Music Award para Melhor Artista Brasileiro, entre outros.

Reprodução/Instagram/ludmilla

Malía

Malía é uma das cantoras revelações dos últimos anos, chamando atenção de todos pelo seu talento e voz. Nascida e criada na Cidade de Deus, comunidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a jovem começou a postar vídeos cantando nas redes sociais, chamando atenção de produtores. Desde lá, já gravou com Alcione e Jão. Suas músicas "Flow", "Dilema" e "Faz Uma Loucura Por Mim" já são hits no Brasil.

Reprodução/Instagram

Mc Soffia

MC Soffia é uma rapper, cantora e compositora brasileira com apenas 17 anos de idade, conhecida pelas suas músicas empoderadas e com crítica social. Filha de militantes do movimento negro, desde pequena- aos 3 anos- Mc Soffia já cantava. Em 2016, se apresentou a lado de Karol Conká na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio. Seu último lançamento é a música '"Lugar de Fala", que fala sobre autoestima de meninas negras.

Instagram/Reprodução

Negra Li

Negra Li é uma das únicas e primeiras mulheres negras no rapper. A paulista já gravou com nomes como Caetano Veloso, Akon, Charlie Brown Jr., ("Não é Sério"), Skank ("Ainda Gosto Dela"), D'Black, entre outros. Neste ano gravou, ao lado do cantor Ferrugem, "Eu Preciso Ir" e o solo "Comando".

Reprodução/Instagram

Elza Soares

A dona do clássico "A Carne", Elza Gomes da Conceição, foi eleita pela Rádio BBC de Londres, em 1999, como a cantora brasileira do milênio. Aos 91 anos, Elza acumula diversos shows, prêmios e músicas reconhecidas pelo Brasil inteiro e não para. Seu último lançamento foi "Nós", trazendo temas sociais e raciais.

Divulgação

Gaby Amaranto

Paranaense e conhecida pelos figurinos exuberantes, a cantora iniciou sua carreira como cantora na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, onde participava do coral. Ficou conhecida nacionalmente após lançar a música "Hoje Eu Tô Solteira", uma versão da música "Single Ladies", da cantora americana Beyoncé. O sucesso da música rendeu a Gaby o apelido de "Beyoncé do Pará". Seus hits mais conhecidos são Ex Mai Love e Xirley.

Getty Images/ Rede Globo/ Divulgação

Sandra Sá

Sandra de Sá tem uma voz tão grave e potente quanto seu hit "Olhos Coloridos", que aborda sobre a questão racial. A cantora acumula diversos prêmios de melhor cantora e melhor música/disco, considerada expoente em diversos gêneros musicais- com enfoque para a música popular brasileira e black music mundial.

Reprodução/Instagram

Agnes Nunes

Agnes Nunes é uma jovem cantora, descoberta nas redes sociais, e dona de uma voz com sotaque fortíssimo do nordeste. Desde que foi descoberta nas redes, a jovem cantora já gravou com o rapper Xamã e o cantor Tiago Iorc.

Reprodução/Instagram

Karol Conká

Karol Conká é uma rapper, cantora, compositora, produtora, apresentadora e atriz brasileira. Nascida em uma família humilde de Curitiba, desde criança escrevia canções e aos poucos foi disponibilizando EP no MySpace. Desde lá, várias canções já estão na bagagem da cantora, tais como "Tombei", "Gandaia", "100% Feminista". Seus últimos lançamentos são "Dilúvio" e "Subida", revelando sua nova fase pós-BBB.

Reprodução%3A Alto Astral

Bia Ferreira

Bia Ferreira é uma cantora, compositora e conhecida pelas suas composições com fortes críticas sociais. Iniciou as suas atividades musicais no ano de 2009, aos 15 anos de idade, na cidade de Aracaju, Sergipe, onde foi criada pela sua família. Sua música mais conhecida é "Cota Não é Esmola".

Reprodução/Instagram

Ellen Oléria

Ellen Oléria é uma cantora que ficou conhecida quando venceu a competição do The Voice Brasil. Embora a carreira da cantora iniciou aos 16 anos, cantando em bares e casas de show em Taguatinga - DF. Suas composições buscam abordar a realidade das pessoas negras no país. Sua música mais conhecida é "Zumbi".

Reprodução/Instagram