Dia Mundial do Cabelo Afro: confira dicas de cuidados para a transição capilar

Dia 15 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Cabelo Afro, a data criada em 2017, teve como marco inicial o nome World Afro Day, celebração dos cabelos, cultura e identidade negra.

A transição capilar

De uns anos para cá, muitas pessoas aderiram ao processo de transição capilar, que consiste em deixar os cabelos em seu estado natural. Esse período de mudança envolve hidratação, nutrição e reconstrução. Com isso, a co-fundadora da Abela Cosmetics, Thalyta Santos, junto com sua equipe listou algumas dicas para o cuidado com as madeixas e unir as duas técnicas:

Reprodução/Instagram/Cris Vidal

Use produtos de cronograma capilar

Os produtos que fazem parte da rotina do cronograma capilar podem auxiliar na redução do ressecamento e definição dos fios que estão em duas texturas diferentes. O processo auxilia também na finalização e saúde do cabelo.

Unsplash

Teste de porosidade

O teste de porosidade dos fios tornou-se um grande aliado para as pessoas que estão passando pelo processo de transição alinhado ao tratamento do cronograma. O teste indica as necessidades dos fios no momento: hidratação, nutrição ou reconstrução.

Reprodução%3A Alto Astral

Como fazer o teste de porosidade

A prova consiste em colocar uma mecha de cabelo dentro de um copo de água e observar as reações. Se o fio flutuar, é preciso hidratá-lo. Se o fio não afundar ou flutuar, é preciso nutrição. Se o fio afundar, você precisa de reconstrução. Ao terminar o teste é possível fazer a adaptação da rotina semanal intercalando conforme as necessidades.

Reprodução/Instagram

O processo de cronograma capilar pode acelerar a transição capilar?

O cronograma capilar oferece os nutrientes que os fios necessitam, colaborando para a aceleração da transição, uma vez que os cabelos diminuem as quebras de ressecamento e passam a ter aspecto mais saudável.

Pinterest

O cronograma capilar é indicado para quais tipos de cabelo?

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelos como forma de tratamento para a saúde dos fios e rotina de cuidados. Os cabelos saudáveis devem manter uma rotina de cronograma capilar para manutenção e evitar possíveis danos aos cabelos.

Reprodução