Octogenário que abusou e matou mulher é condenado à prisão perpétua nos EUA

Um teste de DNA feito em 2018 apontou Raymond Vannieuwenhoven como autor do assassinato em 1976

Raymond Vannieuwenhoven foi condenado por assassinato de casal em 1986
Foto: Foto: Reprodução/TV/ NBC26
Raymond Vannieuwenhoven foi condenado por assassinato de casal em 1986

 Raymond Vannieuwenhoven, de 84 anos, foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos na quinta-feira pelo assassinado de um casal no estado de Wisconsin em 1976. O responsável pelas mortes de David Schuldes e Ellen Matheys, na época com 25 e 24 anos, respectivamente, passou anos desconhecido até que um exame de DNA em 2018 ligou o idoso ao crime.

Segundo a polícia, o casal estava prestes a se casar e decidiu acampar no parque McClintock quando foi assassinado. Primeiro, alguém atirou em David. O criminoso então perseguiu Ellen, abusou dela sexualmente e depois atirou duas vezes contra a jovem.

Amostras de DNA no corpo de Ellen foram coletadas na época e enviadas para um banco de dados, mas a análise desse tipo de material só começou a ser realizada nos anos 90 nos Estados Unidos, após a aprovação do FBI. Nenhum suspeito foi identificado até 2018, quando a polícia local contratou um novo serviço de análise desenvolvido por uma empresa local.

Histórico agressivo

Preso desde 2019, o acusado não confessou a autoria dos homicídios. Também não está claro o que teria motivado a ação violenta. Vannieuwenhoven tinha passagens pela polícia. Aos 20 anos, agrediu uma jovem de 17 anos que passeava com amigos na rua e passou seis meses preso. Nos anos 60, confessou que não oferecia apoio financeiro à esposa e à filha de um ano e ficou em liberdade condicional por 12 meses. No julgamento desta semana, o tribunal decidiu seguir os parâmetros das leis de 1976, quando o crime ocorreu. Na época, o caso era denominado homicídio em primeiro grau. A sentença adequada, segundo o juiz, foi a de prisão perpétua consecutiva para cada acusação devido à gravidade dos atos.

A sessão foi marcada por emoção. Segundo a emissora de televisão NBC26, a filha mais nova de Vannieuwenhoven leu um comunicado no tribunal no qual dizia acreditar na inocência do pai e defendia que ele foi "acusado injustamente". — Você é meu pai. Você sempre será meu pai. E eu te amo, e sempre vou te amar — disse. Por outro lado, para amigos e familiares das vítimas, a sentença foi recebida como uma forma de cura. Muitos usavam uma camiseta com os dizeres "Sinto saudade desde 1976, mas em 2021 finalmente vocês estão recebendo justiça". — Eu sei que Ellie e Dave não gostariam que carregássemos isso para sempre. Então, precisamos pensar dessa forma agora. E espero que eles estejam descansando melhor lá em cima, cuidando de nós o tempo todo — disse Lynn Baumgartner, amiga de Ellen.