O que é reputação digital? Como protegê-la?

Fernando Azevedo, Hacker Ético e sócio da Silicon Minds em Miami, explica a visão geral abrangente da reputação digital, também conhecida como reputação online, que “é a crença ou opinião de um indivíduo ou empresa no mundo virtual da Internet. Este mundo virtual engloba mídias sociais e redes sociais, mecanismos de busca, todos os perfis públicos e interações de um indivíduo ou empresa. A empresa poderia ser um negócio, uma organização política ou até mesmo um país. A reputação digital é basicamente o equivalente virtual da credibilidade tradicional”.

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Fernando Azevedo
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LC: Existem 3 Constituintes da reputação digital ?

FA: Indivíduos e empresas deixam rastros digitais à medida que interagem com os outros no mundo virtual. Atividades em sites e todos os tipos de ambientes digitais deixam uma pegada. Há uma consolidação de vários desses traços ou pegadas que contribuem para a formação da reputação digital ou a falta dela.

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1 - A maneira pela qual um indivíduo ou uma empresa se apresenta, interage com os outros, diz e responde ou geralmente se conduz online. Quem você é e o que diz que acontece, o que faz na internet e a maneira como interage com os outros contribuem para a formação de cada reputação digital até certo ponto.

2 - O que os outros dizem sobre você. Existem muitos fatores que influenciarão a opinião dos outros. Pode haver várias dessas opiniões e elas podem não ser complementares ou contraditórias. É comum alguém ter uma reputação digital mista, nem totalmente positiva nem completamente negativa.

Pessoas e empresas podem ou não ter uma opinião informada sobre você. Isso abre o caminho para mal-entendidos ou equívocos. Grande parte da perplexidade, na verdade, decorre do escopo das pressuposições ou percepções. Todo mundo tem algumas noções preconcebidas.

Como as interações on-line têm maior probabilidade de serem mal compreendidas ou mal interpretadas devido à falta de intervenção física real, como é possível em um relacionamento presencial ou pessoalmente, há uma grande possibilidade de reputação digital basear-se em avaliações e entendimentos factualmente imprecisos, completa.

3 - Como as várias plataformas classificam um perfil específico. Existem mecanismos de pesquisa orientados por algoritmos, mídias sociais reguladas por suas políticas, curadores ou administradores que governam a maneira como seus respectivos meios são usados ​​e um efeito em cascata sobre a presença virtual abrangente de um indivíduo ou empresa devido a todos que fazem. Essa percepção virtual ou tipo de categorização de um indivíduo ou empresa pode ou não ser inteiramente motivada pelo que alguém diz ou o que os outros dizem. Interações e atividades podem obter um perfil específico sinalizado e marcado de acordo.

LC: Mas afinal, qual é o significado da reputação digital?

FA: A reputação digital é significativa, pois tem consequências de longo alcance para indivíduos e empresas. Os indivíduos podem ser percebidos como bons ou ruins, dependendo de sua reputação digital. Sua reputação on-line pode influenciar as oportunidades de emprego e a progressão na carreira. Também pode influenciar sua posição social. A reputação digital pode até influenciar amigos, colegas e vizinhos. Entidades ou empresas e organizações de vários tipos também terão que suportar os efeitos adversos da má reputação digital. As empresas podem perder clientes. As partes interessadas podem estar insatisfeitas com uma marca. Os concorrentes podem aproveitar a reputação on-line em falha de uma empresa. Haverá má imprensa. O sentimento público pode ir contra uma marca se não conseguir sustentar uma reputação digital agradável.

LC: Reputação digital de um indivíduo interfere no mercado de trabalho?

FA: A maioria das empresas e recrutadores considera hoje a reputação digital de um indivíduo antes de contratar e às vezes até mesmo antes de considerar seus currículos para um trabalho. O foco é geralmente no abuso de substâncias, incluindo drogas e álcool, habilidades de comunicação ou a falta dela e qualquer evidência de comportamento discriminatório.

Empresas e recrutadores tentam aprender mais sobre o estilo de vida de um candidato a emprego. Eles se referem aos perfis sociais do candidato em potencial, confira fotos e vídeos para saber se há algum conteúdo inadequado, avalie as postagens tornadas públicas e a natureza das interações em várias plataformas, procure comentários inadequados ou informações pertinentes à pessoa e até mesmo decifrar afiliações políticas, associação com organizações sinalizadas ou padrões comportamentais gerais. Reivindicações falsificadas e representações imprecisas também são verificadas.

Assim como uma má reputação digital pode prejudicar as chances de emprego e progressão na carreira, uma reputação online positiva pode ter o exato impacto oposto. Portanto, é no melhor interesse de qualquer indivíduo manter uma reputação digital agradável.

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