Novíssimos tratamentos de beleza devem chegar ao Brasil ainda em 2010

Ponteira fria elimina gordura localizada
Getty Images
Ponteira fria elimina gordura localizada
Dois tratamentos prometem agitar as clínicas dermatológicas e estéticas nos próximos meses: a toxina botulínica em creme e a máquina fria que derrete a gordura da barriga. As belezinhas devem chegar ao Brasil no segundo semestre de 2010, após aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Toxina botulínica em creme
Tem a mesma finalidade do produto injetável, com a vantagem do paciente não sentir a dor da picada. Reduz marcas de expressão, pés de galinha e as pequenas linhas ao redor dos lábios. “O produto propicia a aplicação tópica e penetra facilmente na pele”, conta Davi de Lacerda, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O Revance, como o tratamento é conhecido, paralisa a musculatura superficial da pele. Em apenas seis horas é possível notar algum efeito. “O resultado inicial é mais rápido do que o injetável”, diz Cristiane Braga, especialista em dermatologia e medicina estética. A reaplicação do produto é necessária em intervalos determinado pelo médico e a duração é de quatro meses.

O produto pode ser usado também para controlar o suor em axilas, mãos e pés, e está em fase final de aprovação pela Food and Drugs Admnistration (FDA).

Máquina fria que derrete a gordura
O Zeltiq, que leva um cabeçote acoplado, promete destruir as células de gordura por meio de resfriamento. É indicado para pessoas que desejam perder medidas e redesenhar o contorno corporal.

O vácuo de até 5°C pressiona o tecido congelando as células gordurosas, que são destruídas na sequência. “Também melhora a celulite porque a sucção facilita a drenagem linfática”, afirma Cristiane.

As sessões são indicadas a cada dez dias e a expectativa é que se perca até quatro centímetros em um mês. “Os resultados aparentemente são duradouros e perceptíveis após dois meses”, aposta Davi.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.