Veja respostas de um especialista para as principais perguntas sobre um problema comum - mas que exige cuidados

O que e endometriose?

Endometrio e o tecido que envolve a camada interna do utero. Este tecido se prolifera e descama todo mes, fenomeno que conhecemos como menstruação. A endometriose acontece quando este tecido aparece fora do seu lugar habitual, a cavidade uterina.

Quais as causas?

Existem varias teorias que explicam a causa da endometriose, mas a mais aceita e a da menstruação Retrograda. Segundo esta explicação, pequenos fragmentos de endometrio, em vez de serem eliminados pela menstruação, seguem o fluxo contrario pelas trompas, atingindo a cavidade pelvica (fora do utero).


Eu posso ter endometriose?

A endometriose acomete principalmente mulheres em sua fase reprodutiva, quando a atividade ovariana e a ação estrogenica são maiores. Grande parte das mulheres tem algum fluxo retrogrado, porem nem todas desenvolvem o problema. Alguns fatores podem aumentar a propensão ao desenvolvimento da doenca: fluxo menstrual aumentado (tanto no volume quanto na duração), obstrução em regiões do trato genital inferior e fatores imunologicos.

Quais os sintomas mais comuns?

Os sintomas dependem da localização e da extensão da doenca, mas os sintomas mais comuns são dismenorreia (dor pelvica intensa no periodo menstrual), disturbios menstruais e dor na relação sexual. Na maioria dos casos, esses sintomas se associam a infertilidade. A dor ocorre porque os focos de endometrio, fora de sua localização habitual, continuam sendo estimulados pela ação hormonal, provocando uma reação inflamatoria.

Como e feito o diagnostico?

O diagnostico pode ser feito com base nos sintomas, exame clinico, exames laboratoriais e de imagem. O exame fisico inclui palpação abdominal e exame ginecologico, onde podem-se avaliar a  localização da dor, a posição do utero, o aumento de volume ovariano, a presenca de nodulacões dolorosas.

A dosagem do CA-125 tambem pode ajudar, porque ele pode estar aumentado na endometriose ? mas tambem em outras doencas (benignas ou malignas). A ultrassonografia transvaginal e a ressonancia magnetica podem auxiliar na localização dos endometriomas. Porem, o diagnostico de certeza pode ser dado apenas por intervenção cirurgica (laparoscopia) e biopsia da lesão.


Como e o tratamento da endometriose?

O tratamento pode ser medicamentoso, cirurgico ou combinado. O tratamento clinico visa diminuir a sintomatologia e a estimulação dos focos de endometriose, e pode auxiliar tambem no pre-operatorio de pacientes com endometriose severa, no pos-operatorio quando a cirurgia não foi completa ou nos casos de doenca severa recorrente.

O tratamento cirurgico, normalmente realizado por videolaparoscopia, permite um tratamento mais eficaz. Em casos mais leves, esse tratamento e a retirada dos focos de endometriose ou sua cauterização dos mesmos. Nos mais avancados, muitas vezes e necessaria a excisão de aderencias criadas entre os orgãos pelvicos. Em alguns casos, pode ser indicada a laparotomia e, dependendo da extensão das lesões, a retirada dos ovarios.

E importante no tratamento atentar para o estado psico-emocional da paciente, o que muitas vezes pode colaborar para a exacerbação dos sintomas.

Leia mais sobre: endometriose



Agradecimentos ao Dr. Daniel Nakamura, Ginecologista, Obstetra e Mastologista

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.