No dia nacional de combate à doença, um especial sobre o problema que já é a segunda causa de morte no País

Doença mata milhares de mulheres por ano no Brasil
Getty Images
Doença mata milhares de mulheres por ano no Brasil
Os indicadores sociais divulgados pelo IBGE em setembro deste ano confirmaram uma realidade que há algum tempo já vinha sendo detectada por pesquisas e pela percepção dos profissionais de saúde: o câncer está avançando e já é a segunda causa de morte entre os brasileiros, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares.

Uma das explicações para esse avanço foi o aumento da expectativa de vida da população – que pulou de 70,5 anos em 1999 para 73,5 – mas os maus hábitos como tabagismo, sedentarismo e má alimentação têm uma participação importante nesse quadro.

Entre as mulheres, os principais cânceres são de pele não-melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto, pulmão, tireoide, estômago, ovário e corpo do útero. Uma pesquisa divulgada ontem (26/11) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostrou que 44% das mulheres que têm o colo do útero afetado pela doença só descobrem o problema muito tarde , quando as chances de cura são menores.

No Dia Nacional de Combate ao Câncer o Delas selecionou diversas reportagens com informações úteis sobre o câncer. Em algumas delas, relatos emocionantes de pessoas que têm e tiveram a doença, que estão lutando contra ela ou já conseguiram a cura. Confira.

Quando o câncer entra em cena

As campeãs de câncer de mama

A culpa do câncer

“A acupuntura me faz esquecer o câncer”

Há beleza no câncer de mama

Álcool: não há dose segura

Controle da obesidade reduz câncer de mama em 28%

Dieta de prevenção ao câncer de mama

Passar muito tempo sentada aumenta risco de câncer ginecológico

Câncer nem sempre impede a gestação

Oncofitness: exercícios contra o câncer de mama

Para apagar as cicatrizes do câncer de mama

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.