Começa hoje o movimento de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama; outros países também promovem ações

Já pensou no Monumento às Bandeiras todo iluminado de rosa? Pois é como ele ficará hoje, 05 de outubro, às 20 horas, para a abertura do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”. O objetivo do evento é, mais uma vez, alertar as mulheres brasileiras para a importância do exame de mamografia no combate ao câncer de mama.

O movimento que se inicia hoje também iluminará, além de outros pontos da cidade de São Paulo, o Cristo Redentor – cartão postal do Rio. Em outros países do mundo, o mês de outubro também é dedicado a campanhas de atenção para o tema. No dia 29 de setembro, a linha aérea norte-americana Delta Airlines inaugurou o evento com um avião especial; no dia 24, na Austrália, a famosa Ópera de Sidney ganhou iluminação cor de rosa.

Como parte das ações, que tomarão conta das principais cidades do país durante todo o mês, uma van batizada de Rosamóvel vai circular pela metrópole e alertar todas as mulheres sobre o quão essencial é o exame de mamografia. No roteiro do Rosamóvel está o Espaço Santa Helena, na Rua Oscar Freire, amanhã. No dia seguinte, 7 de outubro, a van passa pelo Shopping D&D, por Taboão da Serra e pelo Shopping Cidade Jardim. Entre outros destinos, no dia 12 circulará no Parque Ibirapuera e no Parque Villa Lobos.

Além da cidade de São Paulo, o Rosamóvel também vai passar por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. Além do Cristo Redentor, no Rio, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, e o Palácio do Campo das Princesas, em Recife, também receberão o choque de luzes cor de rosa, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, de acordo com a American Cancer Society, cerca de 465 mil mulheres morrem anualmente por culpa da doença. É melhor correr para o rosa, antes que seja tarde.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.