Apenas 49% das mulheres afirmam que usam preservativos em um novo relacionamento, aponta pesquisa do Ibope
Entre os homens, porém, esse número cresce para 55%. A pesquisa ainda aponta que o cuidado com a saúde feminina só é feito após o primeiro sinal de doença. Prevenção e controle parecem ficar à margem das preocupações, tanto dos homens, quanto das mulheres: 59% das brasileiras dizem que vão ao médico somente quando se sentem realmente doentes. Entre o público masculino, o valor é superior: 64% dos entrevistados têm o mesmo comportamento.
Saiba mais sobre o HPV:
7 perguntas sobre HPV
Vacina contra HPV para adultas
A nova fórmula para tratar o HPV
Para tal levantamento específico, foram consideradas as respostas de mulheres e homens com 18 anos ou mais, obtidas entre agosto de 2009 e julho de 2010.
Veja o especial sobre camisinhas :
Camisinha feminina desvendada
Os sete erros mais comuns no uso da camisinha
Camisinhas para todos os gostos
O estudo foi realizado com 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010. O mesmo entrevistado respondeu a todas as perguntas do questionário, revela o Ibope.
Para mapear tal comportamento, o Ibope entrevistou homens e mulheres das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 64 anos, residentes das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.