Estudo recente de instituto americano confirma quais hábitos diminuem - quase pela metade - os riscos do câncer

Combate ao câncer de mama: hábitos de vida
saudáveis diminuem pela metade o risco
Getty Images
Combate ao câncer de mama: hábitos de vida saudáveis diminuem pela metade o risco
As mulheres podem cortar o risco de câncer de mama quase pela metade se cuidarem do peso, exercitarem-se diariamente, amamentarem seus filhos e limitarem as bebidas alcoólicas, de acordo com um novo estudo do American Institute for Cancer Research.

O estudo atualiza uma análise de 2007 de mais de 800 pesquisas, acrescentando informações de 81 novos estudos, disse Susan Higginbotham, diretora de pesquisa do Instituto.

Os passos de prevenção incluem manter um peso saudável, participar de atividades físicas diárias de 30 a 60 minutos, amamentar e limitar o álcool a uma bebida por dia.

O papel dos hormônios no câncer de mama, incluindo terapia de hormônios pós-menopausa e anticoncepcionais orais, não foi examinado.

“Isso nos deixa mais seguros do que nunca para afirmar que as escolhas que fazemos todos os dias podem nos proteger do câncer de mama”, disse Higginbotham.

Para reduzir o risco de câncer de maneira geral, de acordo com Higginbotham, as dietas devem ser em grande parte baseadas em vegetais, enfatizando frutas, legumes, grãos e limitando a carne vermelha.

As recomendações são baseadas em estudos de observação que descobriram associações entre os comportamentos e uma redução do risco de câncer de mama, mas tais estudos não provam uma relação de causa e efeito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.