Diferenças nas taxas de células de defesa colocaria obesas em desvantagem em relação às gestantes de peso normal

Excesso: gestantes obesas podem ter mais dificuldades para combater infecções
Getty Images
Excesso: gestantes obesas podem ter mais dificuldades para combater infecções
Gestantes obesas podem ter mais dificuldades para lutar contra as infecções do que as de peso normal, é o que sugere uma nova pesquisa norte-americana.

Pesquisadores analisam amostras de sangue de 30 mulheres por volta do sexto mês de gravidez . A metade delas era obesa, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 antes do início da gravidez, enquanto que a outra metade apresentava IMC normal – entre 20 e 25.

Calcule aqui o seu IMC

A equipe de pesquisa constatou que as obesas tinham menor número de células do sistema imunológico, dentre elas os linfócitos T e as células NK (do inglês “natural killers”). As gestantes obesas também apresentaram uma deficiência na produção destes tipos de células.

Tal diferença poderia ameaçar a saúde de bebês de mulheres obesas, disse Sarbattama Sen, pesquisador do Tufts Medical Center and Floating Hospital for Children, de Boston, em um boletim da Academia Americana de Pediatria.

Leia: Grávidas obesas não devem engordar na gestação

“Mulheres obesas antes de engravidarem apresentam diferenças críticas nas funções imunológicas em comparação às mulheres de peso normal, o que acarreta consequências negativas tanto para a mãe quanto para o bebê”, disse Sen.

O pesquisador complementou que a questão demanda certa urgência devido ao grande número de obesas em idade reprodutiva.

“A obesidade materna traz consequências tanto para a mãe quanto para o bebê, algo que estamos apenas começando a compreender”, disse ele.

O estudo foi apresentado em Denver, durante o encontro anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria dos Estados Unidos. Os dados e conclusões ainda devem ser considerados preliminares até sua publicação em um periódico científico revisado por outros profissionais da área.

Continue lendo sobre gravidez:

Gravidez semana a semana
O que pode e o que não pode na gravidez
Gravidez após os 40 está virando tendência social

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.