Neiva Kieling, advogada e empresária, diz que a boa saúde é fundamental para o sucesso na carreira

A empresária Neiva faz ckeck-ups anuais e diz que o cuidado com a saúde é fundamental para o sucesso com a carreira
Guto Kuerten/ Fotoarena
A empresária Neiva faz ckeck-ups anuais e diz que o cuidado com a saúde é fundamental para o sucesso com a carreira
O Delas entrevistou três mulheres – uma empresária, uma nutricionista e uma médica – para saber como elas incluíram os hábitos saudáveis e deixaram de fora a obesidade, a hipertensão e o sedentarismo de suas rotinas, as três vilãs modernas .

Leia a seguir a entrevista com a presidente do Conselho da Mulher Empresária de Florianópolis, Neiva Kieling. Aos 60 anos, ela conseguiu incluir os exercícios físicos em sua jornada de trabalho e acredita que a nova geração de mulheres está mais preocupada com o bem-estar.

Neiva nunca deixou a saúde de lado, característica que acredita fundamental para o seu sucesso profissional. O estresse, entretanto, ainda cruza o seu caminho e faz com que a batalha contra os quilinhos indesejáveis não esteja totalmente vencida.

Veja também

A nutricionista que venceu a própria hipertensão

Ex-fumante e livre de todos os fatores de risco

Delas: Na sua avaliação, como a mulher executiva olha para a sua saúde?
Neiva: A sensação que eu tenho é que no passado não havia essa consciência tão grande sobre a importância do cuidado. As preocupações eram outras. Hoje é inadimíssivel imaginar alguém que não faça uma academia de ginástica, antes frequentar um espaço como esse era praticamente uma futilidade.

Delas: Mas esta mudança foi benéfica ou trouxe mais pressão para mulher?
Neiva: Avalio que é mais um fator de pressão quando as questões estéticas são exageradas e as únicas almejadas. A mulher para ter sucesso profissional não pode deixar a saúde de lado. É errado pensar assim. Eu nunca deixei a minha para escanteio e o desleixo com o autocuidado, para mim, só pode ser creditado à falta de informação.

Delas: Como você cuida da saúde?
Neiva: Uma vez por ano vou a ginecologista e faço ckeck-ups. Faço caminhadas e programações para incluir a academia na minha rotina, diariamente. Tenho a consciência de que cuidar do corpo de da mente garante a estabilidade emocional imprescindível para a vida executiva. Faço massagens eventualmente, queria que fossem mensais, mas nem sempre consigo. Sou adepta da homeopatia e da limpeza de pele com dermatologista. Já fiz botox, mas não fico no alvo desta pressão pela beleza. Meu foco é saúde. Quero viver mais do que os 90 anos, mas não para aparentar cinquenta e ter manequim de uma moça de 20 anos. A saúde e o bem-estar real precisam falar mais alto, sem exageros. A estética está longe de ser uma prioridade.

Delas: Sedentarismo é um dos inimigos da mulher moderna que a senhora conseguiu vencer. Driblou a hipertensão e o sobrepeso também?
Neiva: Hipertensão eu não tenho e sempre faço controles. Mas o sobrepeso tem uma influência hereditária e com a vida estressante de hoje em dia é mais difícil controlar. É um problema para todo mundo, porque as pessoas ficam estressadas, comem mais e com menos qualidade. Almoçar em casa é um sonho impossível para a maioria das mulheres que eu consigo realizar por morar perto do trabalho. Posso dizer que estou satisfeita com o meu cuidado com a saúde, mas a gente sempre quer um pouco mais, né?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.