Giucélia venceu a doença e mudou os hábitos alimentares de toda a família

Giucélia descobriu o diabetes só na segunda gravidez e mudou a alimentação de toda família
Divulgação
Giucélia descobriu o diabetes só na segunda gravidez e mudou a alimentação de toda família

Todo mundo engorda quando fica grávida. Giucélia de Oliveira Silva, na época com 36 anos, emagreceu. E quando olhava os ponteiros da balança diminuindo ficava feliz. “Era sinal de que o diabetes estava ficando controlado”, diz.

Ela só descobriu a doença quando engravidou da segunda filha. Gisele estava a caminho e a mãe fez alguns exames no pré natal e identificou um problema na tireóide. Logo depois veio o diagnóstico de diabetes e o peso em excesso foi apontado como grande vilão.

Giucélia tem apenas 1,39 de altura e os 52 quilos eram muitos para tão baixa estatura. Ainda com o bebê na barriga ela eliminou seis quilos. Depois que a menina nasceu, mandou embora outros oito quilos. E, como recompensa, não precisa mais tomar insulina diariamente.

"A minha gravidez foi muito complicada e mudar de hábitos na gestação é ainda mais difícil”, diz ela.

Isso porque, dizem os médicos, durante os nove meses de espera pela chegada do filho, há a falsa idéia de que as mulheres podem comer de tudo e todos os desejos devem ser atendidos. Giucélia precisou remar contra a maré.

Gisele nasceu abaixo do peso, uma característica que agora começa a ser associada em filhos de diabéticos. Por isso, os cuidados com a menina devem ser redobrados já que existe a estimativa que estas crianças têm risco de três a cinco vezes maior de ter diabetes.

No fim das contas, o diabetes na família de Giucélia acabou como um divisor de águas. Por causa dele, hoje toda a família passou a ter uma dieta mais equilibrada e saudável. Nascidos em Salvador, a doença metabólica mudou até as tradições culturais deles. Agora, o tabuleiro da baiana que eles admiram não tem mais acarajé, vatapá e cocada. “É uma fruta, pão integral e carne magra”, brinca a diretora do centro de saúude onde Giucélia é tratada, Reine Marie Fonseca. 

Conheça outras histórias de mulheres diabéticas

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.