Suplementos de cálcio não evitam o nascimento prematuro nem aumentam a densidade dos ossos da gestante, conclui estudo

Cálcio: suplementação na gravidez tem benefícios limitados
Getty Images
Cálcio: suplementação na gravidez tem benefícios limitados
A maioria dos médicos estimula as mulheres a aumentarem o consumo de cálcio durante a gravidez a fim de reduz o risco de complicações no parto e de diminuição da densidade óssea devido à perda do cálcio para o desenvolvimento do bebê.

Leia: Gravidez semana a semana

Contudo, o cálcio adicional não evita o nascimento prematuro nem aumenta a densidade dos ossos da gestante, de acordo com um novo estudo. Ele apenas pode ser útil para diminuir o risco de hipertensão .

Os pesquisadores reuniram dados de 21 testes aleatórios controlados envolvendo aproximadamente 17 mil gestantes. Os estudos comparavam se, para a gestação e o parto saudáveis, a ingestão de suplementos traz mais benefícios do que o placebo ou nenhum tratamento.

Leia: 7 dicas para uma gravidez saudável

De modo geral, os pesquisadores descobriram que os suplementos de cálcio não diminuíam os riscos de parto prematuro ou o peso baixo ao nascer. Não foram verificados benefícios para a saúde ou para a densidade óssea das mães, afirmou o doutor Pranom Buppasiri, principal autor da análise, do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade Khon Kaen, Tailândia.

O estudo descobriu que o consumo de cálcio está associado a um ligeiro aumento de peso no nascimento. Porém, havia incertezas quanto ao projeto ser significativo estatisticamente. O relatório foi publicado este mês no banco de dados de revisões sistemáticas da Cochrane.

Segundo Buppasiri, embora os suplementos de cálcio pareçam fornecer poucos benefícios na prevenção de complicações, eles parecem ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia , um problema marcado pela elevação da pressão arterial durante a gravidez e a presença de proteína na urina e que pode pôr em perigo a mãe e o bebê.

Buppasiri mencionou que em uma extensa análise publicada no ano passado, pesquisadores britânicos reuniram dados de 13 estudos diferentes envolvendo 15.470 mulheres e descobriram que os suplementos de cálcio diminuíam pela metade o risco de pré-eclâmpsia.

Siga lendo sobre gravidez saudável:
Enjoos matinais podem sinalizar gravidez mais saudável
O que pode e o que não pode na gravidez
Relógio biológico da gravidez

    Leia tudo sobre: gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.