iG Delas

Saúde da Mulher

enhanced by Google
 

Estudo liga câncer de mama à falta de vitamina D

Pesquisadores verificaram que quanto mais avançado for o estágio da doença, mais baixo se torna o nível do nutriente

Renata Losso | 04/11/2009 18:45

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Foto: Getty Images

Câncer de mama e vitamina D: ligações levantadas em novo estudo

Em estudo feito recentemente com 166 mulheres vítimas do câncer de mama sob tratamento quimioterápico, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram que aproximadamente 70% delas tinham também em comum, além da doença, baixos níveis de vitamina D no sangue.

De acordo com a pesquisa, divulgada no American Society of Clinical Oncology’s Breast Cancer Symposium realizado há pouco tempo em São Francisco, na Califórnia, a vitamina D ajuda a proteger a massa óssea e diminui os riscos de fratura que podem ocorrer durante o tratamento contra o câncer.

“A vitamina D é essencial para manter a saúde óssea, e as mulheres com câncer de mama sofrem com a aceleração da perda óssea, por culpa de terapias hormonais e quimioterapias”, disse Luke Peppone, professor de Oncologia da Radiação e também coordenador da pesquisa, ao site NaturalNews. Além disso, a equipe ainda afirmou que há outros males que são acarretados pela deficiência da vitamina, como dores musculares, dificuldades para dormir, baixos níveis de energia, fadiga, baixos níveis de imunidade, sintomas de depressão e variações de humor.

A pesquisa também detectou que as mulheres com a doença em estágio terminal possuíam os níveis mais baixos de vitamina D entre todas as pacientes. No entanto, os estudiosos não apontaram a falta deste nutriente no corpo como uma causa ou um dos fatores da doença, mas como um papel importantíssimo no combate ao câncer de mama.

Um grupo de médicos do Legacy Emanuel Hospital, em Portland, nos Estados Unidos, também divulgou recentemente um documento que estuda a relação entre a vitamina D e o câncer de mama. O documento levantava a relação da vitamina e a doença, ainda desconhecido, que também foi encontrada em baixos níveis em pacientes com câncer de próstata e de ovário.

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo