Enjôos, estrias, varizes e dores nas costas estão entre as queixas mais recorrentes

Durante os meses de gestação o corpo da mulher passa por um turbilhão de transformações físicas. Mas, algumas dessas mudanças podem trazer desconfortos à futura mamãe. Para uma gravidez saudável e sem muitos incômodos é importante fazer acompanhamento médico, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos.

Um pré-natal bem feito, com visitas regulares ao obstetra, é o primeiro passo para garantir uma gestação tranqüila. Cuidar da forma como se alimenta, através de uma dieta balanceada, é a maneira mais eficaz de evitar a maioria dos sintomas desagradáveis. Uma grávida nunca deve comer por duas pessoas. Ela deve engordar de 8 a 12 kg. A obesidade na gestação pode acarretar uma série de implicações para a saúde da mamãe e do bebê, explica o obstetra da Universidade Federal de São Paulo, Antonio Fernandes Moron.

Moron também destaca a importância da atividade física. Não comece a praticar nenhum exercício que nunca tenha feito, a não ser que por recomendação médica e com supervisão. Dentre as atividades mais recomendadas estão a caminhada e a hidroginástica, que estimulam a circulação sanguínea e melhoram o relaxamento, diz.

Confira algumas dicas do obstetra Roberto Faria, um dos autores do livro Gravidez Saudável: Guia prático da gestação ao bebê, sobre como lidar com os problemas mais comuns:

¿ Azia e má digestão
¿ Alimente-se aos poucos, várias vezes por dia.
¿ Não coma muito antes de deitar-se, eleve a cabeceira da cama ou use travesseiros altos.
¿ Evite comidas muito condimentadas e frituras.
¿ Evite fumar e tomar bebidas alcoólicas.

¿ Cãibras
¿ Faça massagem no local afetado.
¿ Caminhe um pouco quando a dor passar para facilitar a circulação, além de fazer exercícios físicos.
¿ Procure seu médico que poderá receitar cálcio, vitaminas D e B, ou fisioterapia.
¿ Faça movimentos passivos de extensão e flexão dos pés e dedos.
¿ Use meias elásticas.

¿ Dor lombar
¿ Repouse de lado com flexão das pernas, colocando um travesseiro entre os joelhos e outro para apoio da barriga.
¿ Recomenda-se calor local (bolsa de água quente) ou massagens com cremes.
¿ Faça exercícios de alongamento e caminhadas.
¿ Controle seu ganho de peso.
¿ Corrija sua postura sentando com as costas retas e andando de forma correta.

¿ Enjôos matinais (náuseas e vômitos)
¿ Evite escovar os dentes pela manhã logo ao acordar.
¿ Não passe muito tempo em jejum.
¿ Evite os alimentos gordurosos, frituras e condimentos que a façam enjoar.
¿ Coma alimentos sólidos e secos ao levantar-se (bolachas, torradas, etc.).
¿ Faça refeições pequenas e freqüentes durante o dia, fracionando a sua dieta em 5 a 6 períodos.
¿ Caso não consiga comer, ingira muito líquido ou o que aceitar.

¿ Estrias
¿ Procure não ganhar peso muito rápido e excessivamente.
¿ Cremes ou óleos hidratantes só ajudam a suavizar a sua pele, mas não evitam nem curam as estrias.
¿ Evite exposição da pele ao sol.
¿ Beba muito líquido, principalmente água.

¿ Manchas na pele
¿ Evite exposição direta ao sol.
¿ Use filtro solar..
¿ No verão e em dias de sol, use proteção como sombrinhas, bonés e chapéus.

¿ Tontura
¿ Evite lugares fechados sem ventilação.
¿ Se você tiver uma tontura súbita, sente e coloque a cabeça entre os joelhos até melhorar, respirando profundamente.
¿ Levante-se sempre devagar. Ao sair da cama, deite-se primeiro de lado, depois sente-se.
¿ Faça dieta fracionada evitando ficar em jejum prolongado e aumente o sal da comida.

¿ Varizes
¿ Descanse sempre com os pés para cima, procurando mantê-los mais elevados do que suas pernas.
¿ Use sempre meia elástica (coloque-a antes de se levantar pela manhã) e movimente os pés com freqüência.
¿ Não permaneça muito tempo parada em pé ou sentada com as pernas cruzadas.
¿ Evite carregar peso e engordar demais.

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