Como o látex do mamão pode ajudar na cicatrização e alívio da inflamação
Foto: Reprodução
Como o látex do mamão pode ajudar na cicatrização e alívio da inflamação

O mamão é uma das frutas mais benéficas para a saúde , além de ser extremamente popular no Brasil! O nosso país é o segundo maior produtor de mamão do mundo, segundo publicação da SEMADESC , e é usado no preparo de vitaminas , smoothies e sobremesas . Mas você sabia que o mamão produz um leite com propriedades cicatrizantes? Fique com a gente, vamos te ajudar a entender.

Leia também: Descubra como o mamão papaia recebeu esse nome

O que é o látex do mamão?

Encontrado na casca da fruta, o látex do mamão contém uma enzima proteolítica chamada papaína. Essa enzima se destaca por possuir propriedades benéficas tais como: funções bactericidas , ação anti-inflamatória e bacteriostática .

Por conta dessa capacidade de auxiliar no combate à bactérias e fungos, o leite do mamão acaba agindo como um acelerador do processo de cicatrização e é amplamente utilizado na indústria farmacêutica, segundo publicação do site Alimentos sem Mitos .

Como o látex do mamão é produzido

O látex do mamão é produzido como um mecanismo de defesa da fruta contra predadores! Gabriela Justamante Händel Schmitz, doutora em Ciência dos Alimentos pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), afirma em publicação do site Alimentos e Mitos : “O látex do mamão, assim como outras substâncias produzidas por diversas plantas, tem ação biológica. Tudo aquilo que utilizamos como fitoterápicos possui substâncias que têm ação biológica. E, em quase todos os casos, essas substâncias são sintetizadas pela planta para a sua defesa, o que significa que são substâncias tóxicas para os predadores. Assim, em grandes quantidades, podem ser tóxicas para nós”.

O leite do mamão faz mal?

Eduardo Purgatto, pesquisador principal do Centro de Pesquisa em Alimentos em entrevista ao site Alimentos e Mitos, a ingestão do látex em grandes quantidades pode causar incômodos e acarretar problemas de saúde. O especialista pontua: “Se a pessoa começar a comer mamão verde todo dia, essa ingestão exagerada pode causar um problema intestinal ou algo do gênero, porque há no látex algumas substâncias que possivelmente afetam a nossa flora microbiana. Mas a pessoa não vai ter uma intoxicação aguda.” Confira mais riscos lendo a nossa matéria completa!

As informações da matéria são do site Alimentos sem Mitos.


Gostou desse conteúdo? Confira também: 7 benefícios do mamão que vão convencer você a incluí-lo na sua dieta
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!