Atenção! Uso excessivo de cúrcuma pode fazer mal
Foto: Reprodução
Atenção! Uso excessivo de cúrcuma pode fazer mal

Que a cúrcuma , ou açafrão , é uma especiaria famosa mundialmente por proporcionar uma série de benefícios para a saúde , não é novidade para ninguém! Mas você sabia que consumir a cúrcuma em excesso pode colocar a sua saúde e bem-estar em cheque? Vamos ajudar você a entender quais são os riscos do uso excessivo da cúrcuma.

Leia também: Açafrão: comece a usar açafrão todos os dias e confira o resultado!

Muito usada na culinária indiana e na medicina tradicional da China , a cúrcuma é uma especiaria da mesma família do gengibre , a Zingiberaceae, e é famosa por suas propriedades anti inflamatórias, por ser ótima no combate ao diabetes e por ajudar a combater doenças cardíacas. Entretanto, é essencial não consumir cúrcuma demais para evitar efeitos colaterais!

Saiba os riscos do uso excessivo da cúrcuma

De acordo com publicação feita no portal médico Consulta Remédios , a curcumina é tolerada se consumida via oral pela maioria das pessoas, não apresentando efeitos negativos. Entretanto, em algumas situações específicas, como na ingestão de doses diárias maiores do que 8g, podem ocorrer algumas das reações abaixo:

  • Náuseas
  • Diarreia
  • Alteração de Ph
  • Dor de cabeça
  • Mal-estar
  • Tonturas
  • Desordens do paladar
  • Dor abdominal
  • Distensão abdominal

Além disso, a cúrcuma não deve ser ingerida por gestantes e lactantes, segundo publicação do portal UOL . Por possuir atributos que podem diluir o sangue naturalmente, o consumo dessa especiaria não é recomendado para pessoas que estejam sob tratamentos com medicamentos anticoagulantes, por isso é imprescindível consultar um profissional da saúde para se certificar que você pode consumir a curcumina .

Quais formas de consumir a cúrcuma?

O consumo mais comum da cúrcuma é através do tempero de alimentos, uma vez que essa especiaria é bastante popular na culinária indiana! Mas existem outras formas de você se beneficiar do que a cúrcuma pode oferecer, como através da ingestão de cápsulas e suplementos da especiaria.

Saiba mais sobre o consumo da especiaria assistindo ao vídeo do canal do especialista Moacir Rosa:


Gostou desse conteúdo? Confira também: Curcuma longa pode prevenir o câncer de estômago, afirma estudo
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!