Segundo dados da consultoria Euromonitor Internacional, os brasileiros consomem, em média, duas xícaras de café por dia, fazendo com que a bebida participe ativamente da rotina das famílias, desde o café da manhã até o fim da noite, após as refeições.
Tamanha importância estimulou a presença, dentro de casa, de um cantinho dedicado ao café: uma área muito bem planejada para receber cafeteira, máquinas expressas, xícaras e outros acessórios indispensáveis.
Como escolher o local e os acessórios ideais
Um quesito importante na hora de planejar qualquer cantinho da casa é entender o uso da família, as necessidades de cada um e, claro, saber as características do ambiente. Portanto, não tenha medo de identificar qual é o tipo de café que você e a sua família gostam. Além disso, tenha claro qual lugar da casa irá comportar os acessórios do café. Mais do que uma bancada de apoio para a cafeteira, vale pensar, por exemplo, numa gaveta próxima para organizar colheres, guardanapos e outros itens.
Tipos de café e ambientação
Há os cafés coados, com a ajuda de filtros, as versões em cápsulas, prensa francesa, moka ou máquinas de expresso que moem e extraem o café. Entre tantas possibilidades que revelam a cultura dos países pela forma de preparo ou a origem do grão, cada alternativa requer um tipo de equipamento e, consequentemente, apresenta um modo de preparo diferente.
No quesito espaço disponível, existem as casas mais generosas, em que não faltam ambientes para receber o cantinho do café, mas também podemos pensar nos apartamentos pequenos, que podem abrigar alternativas criativas para servir a bebida . Só após definir o espaço e as suas prioridades é que podemos começar a montar um ambiente.
Ambiente para favorecer as relações
Atualmente, o café acaba desempenhando mais do que a função nutritiva . Hoje, se tornou um bom motivo para bate-papos e eventos sociais. O dia a dia do brasileiro, por exemplo, é marcado por encontros com amigos para tomar café ou, até mesmo, aquela pequena pausa, no meio do dia intenso de trabalho, para descontrair um pouco perto da máquina.
Por isso, retornando ao ambiente da casa, sabemos que o cantinho dedicado à bebida deve estar, de alguma forma, ligado à área social ou ao ambiente responsável pelas recepções da família, como sala de estar, jantar, copa e até cozinha.
Escolha do móvel adequado
A área do café pode ser criada tanto em cima de um mobiliário ou de uma bancada, por exemplo, ou pode ganhar uma peça exclusiva para a bebida e os acessórios, como um aparador ou carrinho de chá . A última opção é ótima para espaços pequenos e, por conter rodinhas, na maioria das vezes, pode migrar de um lugar para o outro com facilidade. No caso de uma casa mais ampla, planejada do zero, ainda podemos apostar em um espaço mais elaborado, com prateleiras ou um móvel com gavetas para guardar os itens usados no preparo.
Priorize a praticidade
O momento do café, principalmente quando atrelado ao aspecto social, é um momento de descontração e relaxamento . Por isso, é tão importante torná-lo prático. Não falamos apenas do móvel em que ele será inserido, mas sobre os itens que o envolvem também. Dispor as xícaras em ganchos ou em uma bandeja, além de deixar o ambiente bonito e convidativo, o torna prático na hora de servir todo mundo.
Para ajudar na decoração do espaço, vale usar elementos de destaque, como quadro, vaso com plantas ou até uma pintura diferente na parede. Seja com a temática de café ou não, seja divertido ou sofisticado, ele pode dar um ar descontraído e aconchegante ao conjunto.
Cantinho do café como espaço integrado
Pensando em versatilidade e integração , pautas tão atuais, o ambiente compacto não precisa ser apenas o cantinho do café, mas também a área do bar em casa, com adega etc. Hoje, é comum que encontremos o cantinho do café projetado junto a um bar ou adega, criando um lazer completo para a família.
Por Beatriz Russo