A primavera inicia neste sábado (23), deixando o inverno para trás. Ela chega este ano com temperaturas mais estáveis em todo o país. O tempo mais ameno permite um aproveitamento melhor da natureza e dos espaços, criando um cenário perfeito para atividades ao ar livre, piqueniques em parques e jardins floridos, além de inspirar a renovação dos ambientes internos das casas, trazendo cores e elementos naturais que refletem o espírito rejuvenescedor da estação.
Para a arquiteta Luciana Patriarcha, especialista em interiores e psicoarquitetura, esta estação refloresce os ambientes de um lar, trazendo mais serenidade. “Com cores mais alegres, a primavera traz mais vida para os ambientes, pode ser nas capas das almofadas ou no jogo de cama, um toque de colorido é sempre bem-vindo”, diz.
Abaixo, a arquiteta lista cinco dicas para deixar sua casa perfeita para a primavera. Confira!
1. Aproveite cores mais alegres e vibrantes
Esta é uma época do ano perfeita para adicionar cores aos espaços da casa. Segundo a especialista, é possível utilizar tons vivos e vibrantes, como rosa, amarelo, laranja e verde. “Essas cores refletem a alegria e o renascimento da primavera, criando um ambiente mais alegre e energizante”, enfatiza.
Para deixar os espaços equilibrados, a arquiteta também dá outras dicas: “O ideal é trabalhar com tons que remetem a natureza como verde, azul, terra e tons pastéis, para criar uma atmosfera mais tranquila e relaxante. Essas cores podem estar presentes nas paredes, móveis, almofadas, cortinas e outros elementos decorativos”, indica Luciana.
2. Utilize flores na decoração
Durante a primavera, as flores se destacam . Por isso, inseri-las nos ambientes é uma ótima maneira de deixar a casa com a cara dessa estação. Nesse sentido, Luciana recomenda utilizar: orquídeas, violetas africanas, begônias, gerânios, azaleias, lírios-da-paz, cravos, margaridas e rosas.
“Além da beleza, essas flores também podem perfumar o ambiente e criar uma atmosfera fresca e agradável. Elas são conhecidas por suas cores vibrantes e fragrâncias encantadoras, além de serem relativamente fáceis de cuidar em ambientes internos”, diz a arquiteta.
No entanto, ainda de acordo com a profissional, ao optar por usar as flores na decoração, é preciso se certificar que elas recebam a quantidade adequada de luz solar, água e nutrientes. Dessa forma, elas podem florescer de maneira saudável e bonita.
3. Insira biofilia na sua casa
O design biofílico , por meio de elementos naturais ou que se assemelham a eles, procura resgatar em projetos arquitetônicos e de interiores o contato com a natureza. Dessa maneira, a primavera, por exemplo, é uma ótima época do ano para intensificar essa conexão.
“Introduza plantas em diferentes espaços e use materiais naturais para criar um ambiente mais próximo da natureza. A biofilia proporciona um ambiente mais conectado com os elementos naturais, então podemos adicionar plantas em diferentes espaços da casa”, recomenda Luciana.
Além disso, segundo a arquiteta, também é possível utilizar na decoração dos ambientes outros itens que remetem à natureza, como elementos naturais: madeira, pedras e conchas. Vale usar e abusar da criatividade!
4. Aproveite a iluminação natural
Aproveitar a luz solar durante esta época do ano também é uma forma de trazer mais a natureza para dentro do lar. “A iluminação natural sempre é capaz de trazer uma sensação mais aconchegante para a nossa casa, então uma boa dica é aproveitá-la ao máximo durante a primavera. Sempre que possível, abra as cortinas e permita que a luz solar entre nos cômodos. Isso, além de economizar energia, traz uma sensação de conexão com o ambiente externo, tornando sua casa mais convidativa e revigorante”, ressalta a arquiteta.
5. Se atente aos detalhes e utilize materiais naturais
Segundo Luciana, os detalhes podem fazer toda a diferença na decoração da casa. Por isso, ela recomenda escolher móveis e acessórios feitos com materiais sustentáveis, como bambu, rattan, cortiça e tecidos orgânicos.
“Além disso, selecione estampas e padrões que remetam à natureza , como folhagens, flores ou paisagens, para almofadas, cortinas, tapetes e outros elementos decorativos. Esses elementos podem trazer texturas e cores da natureza para os ambientes, criando um ambiente mais harmonioso e revitalizante”, finaliza.
Por Maria Fernanda