No dia 7 de setembro é celebrado nacionalmente o ‘Dia da Independência do Brasil’, um marco na história do país que ocorreu em 1822, quando, supostamente, Dom Pedro (futuro Dom Pedro I), proclamou o famoso grito “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga.
Durante séculos, essa foi a história tradicionalmente contada nos livros e retratada em filmes, séries e documentários, no entanto, apesar do episódio de fato ter ocorrido, o grito de Dom Pedro, segundo estudiosos, não foi exatamente um grito, como é ilustrado no famoso quadro de Pedro Américo, muito menos foi tão simples declarar a separação do Brasil de Portugal, que ocorreu após uma série de negociações.
Em vista disso, selecionamos 5 filmes e documentários que contam como aconteceu o processo da Independência do Brasil. Confira!
1. Independência ou Morte (1972)
Produzido por Oswaldo Massaini (Absolutamente Certo), o filme tem como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira) ao trono de Portugal. A partir disso, a trama narra a história do monarca desde a sua chegada ao país, enquanto a sua família fugia das tropas de Napoleão Bonaparte, até a ascensão como Príncipe Regente do Brasil, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retornou para Portugal.
Além disso, a obra retrata a conturbada situação política que o ‘rapazinho’, como era chamado D. Pedro I pelos seus detratores de Portugal, teve que enfrentar no país que, com o tempo, tornou-se insustentável, fazendo com que o regente proclamasse a independência.
Onde assistir: YouTube.
2 . Caminhos da Independência: o Grito nas Ruas (2012)
Produzido pela TV Brasil com a colaboração de três professores especialistas, o documentário conta como ocorreu o processo de separação entre Brasil e Portugal. A partir de uma série de pesquisas realizadas ao longo de 15 anos em bibliotecas do Brasil, de Portugal e dos Estados Unidos, a trama destaca algumas personalidades que foram representantes do povo na independência e mostra a importante atuação de grupos do recôncavo baiano para a conquista histórica.
Onde assistir: YouTube.
3 . Bonifácio: O Fundador do Brasil (2018)
José Bonifácio de Andrada e Silva foi um cientista, filósofo, estrategista e uma das personalidades mais importantes no processo de emancipação do Brasil. É exatamente isso que o filme/documentário ‘Bonifácio: O Fundador do Brasil’ retrata. Dirigido por Mauro Ventura, a trama conta a trajetória de vida do ‘Patriarca da Independência’, como ficou conhecido, a partir de uma série de entrevistas com historiadores. Além disso, revela algumas de suas aventuras de forma inovadora e diferente dos formatos literários.
Onde assistir: YouTube.
4 . A Viagem de Pedro (2021)
Estrelado por Cauã Reymond e Luise Heyer, o filme apresenta uma visão mais intimista sobre a vida e os acontecimentos históricos vivenciados pelo primeiro Imperador do Brasil , principalmente em relação à independência. Após abdicar ao trono do Brasil sob condições arbitrárias, em 1831, e voltar à Europa, Dom Pedro I começa a refletir sobre os seus erros e acertos na administração do país, desde o momento em que chegou ao território com sua família.
Durante essa viagem autorreflexiva, o monarca toca em assuntos delicados de sua vida, como a epilepsia, a suspeita de ter contraído sífilis e a instabilidade emocional ao ir embora e deixar o seu filho, com apenas 5 anos, no país. Com a representação mais pessoal, também é possível ver como Dom Pedro I lidava com o sentimento de traição a Portugal e a qualidade de ser alguém sem pátria definida.
Onde assistir: Telecine, YouTube, Amazon Prime Video e Google Play Filmes e TV.
5. A Independência do Brasil Narrada pelos Arquivos (2022)
Lançado durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, o documentário dirigido e roteirizado por Walmor Pamplona narra a história da independência por meio de manuscritos, imagens em movimento e entrevistas com historiadores, como Eliezer Pires da Silva e Renata Vale.
A partir de relatos e documentos raros, a obra conduz o público a fatos fascinantes da história, como o juramento da Imperatriz Maria Leopoldina à Constituição do Império, e traz imagens de campanhas comemorativas da data, além de cenas de como era o Rio de Janeiro, então capital do Império no período.
Onde assistir: YouTube.