A queda de temperatura e o tempo mais seco são algumas das características do outono que alteram a qualidade da pele, principalmente dos lábios. Com o início da temporada de frio, o ressecamento e demais danos causados a essa pele fina e frágil logo são sentidos.
Além disso, alguns hábitos podem prejudicar os lábios. “Poluição, vento, frio, baixa ingestão de água, uso de determinados medicamentos e, até mesmo, a saliva pode ressecar os lábios, já que ela possui um pH ácido e conta com a presença de enzimas digestivas que agravam o quadro e prejudicam a cicatrização”, explica a médica dermatologista Vanessa Perusso.
Para você manter os lábios saudáveis e hidratados, a especialista elenca 3 dicas fundamentais. Veja!
1. Beba água e invista em hidratantes
Para manter os lábios saudáveis e bonitos, a médica indica alguns cuidados fundamentais no dia a dia: “Evite passar a língua sobre os lábios, faça um esforço para aumentar o consumo de água , mesmo sendo mais difícil agora que o verão terminou; o ideal é ingerir pelo menos 2 litros por dia. Não morda e não puxe as ‘pelinhas’, rachaduras ou machucados que já podem ter surgido. E, por fim, invista em lip balms, protetores com ativos reparadores e hidratantes para reestruturar o manto lipídico da região”, recomenda Vanessa Perusso.
2. Escolha o protetor labial correto
A dermatologista cita alguns dos principais ativos que devem conter na composição do protetor labial para que ele seja uma boa opção:
- Manteiga de cacau e manteiga de karitê: uma combinação que regenera a pele fina dos lábios e garante hidratação de longa duração;
- Óleo de girassol e vitamina E: contam com propriedades emolientes, antioxidantes que ajudam no tratamento e recuperação da umidade já perdida;
- Lanolina e aloe vera: funcionam como poderosos hidratantes e têm ação curativa que recupera as rachaduras e machucados dos lábios.
3. Reaplique o protetor labial durante o dia
Vanessa Perusso explica que alguns cuidados com a aplicação do protetor labial devem ser considerados. “O uso desses produtos deve ser individual e, de preferência, com embalagens em bastão, bisnaga e versões que podem ser aplicadas diretamente na boca, já que dispensam o contato com os dedos e assim evitam a contaminação do produto”, explica a profissional, que completa: “os protetores labiais devem ser reaplicados ao longo do dia, sempre que houver necessidade.”
Por Beatriz Peloche