10 dicas para reformar o seu primeiro imóvel
Redação EdiCase
10 dicas para reformar o seu primeiro imóvel

Por Barbara Perez 

Segundo uma pesquisa do Datafolha, divulgada em junho passado, grande parte dos brasileiros deseja adquirir o próprio imóvel, principalmente jovens de 21 a 24 anos (47%) e solteiros (39%), que estão em busca da primeira aquisição. Pensando nisso, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório Bruno Moraes Arquitetura, compartilha 10 dicas que auxiliam nesta jornada.

1. Opte por móveis adaptáveis

Na empolgação de arrumar tudo, muitas vezes os moradores se esquecem que, no decorrer do dia a dia, novas necessidades podem aparecer. “A dica é pensar em móveis que se adaptem a essas mudanças ”, recomenda Bruno.

2. Preste atenção nas janelas 

Segundo o arquiteto Bruno Moraes, antes de definir o layout dos móveis, é importante analisar como ficará à disposição de tudo em relação às janelas. Convém deixar os armários próximos, preferencialmente de frente, para ventilar e prevenir a umidade.

3. Invista em móveis que otimizam o espaço 

Móveis e ambientes multifuncionais são excelentes opções para quem viverá em um apartamento pequeno. Entre as soluções desenvolvidas pelo escritório do arquiteto Bruno Moraes, o móvel posicionado nas costas do sofá atua como bar e bancada de trabalho. Com uma planta integrada, as discretas portas em madeira ripada camuflam o guarda-roupa.

4. Utilize luminárias 

Muitas vezes as pessoas decoram o primeiro apartamento aos poucos, portanto, uma dica é usar luminárias que permitam mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos com spots, que podem ser adaptados às alterações de layout.

5. Faça uma lista do que você tem 

É importante relacionar os pertences pessoais e verificar se eles cabem no espaço. “Antes da reforma, o imóvel adquirido na planta, por exemplo, reflete uma padronização realizada pela construtora. Nosso trabalho é compreender as demandas do cliente e, por exemplo, diminuir um ambiente com o intuito de ampliar um outro”, exemplifica.

6. Aproveite os cobogós 

O revestimento vazado é uma opção charmosa para delimitar os ambientes, sem bloqueá-los visualmente (sendo possível voltar ao layout original quando quiser). Dependendo do modelo, o cobogó pode ser uma alternativa mais prática e rápida que erguer uma parede, pois alguns já vêm com acabamento.

alt
Apartamento pequeno com o mesmo piso entre os ambientes oferece sensação de amplitude (Imagem: Guilherme Pucci / Projeto de Bruno Moraes Arquitetura)

7. Escolha bem os pisos

Outra dica interessante é em relação aos pisos: se for um imóvel pequeno, é possível utilizar o mesmo piso no apartamento inteiro. Essa solução dá a impressão de amplitude e unidade visual.

8. Fique atento ao posicionamento do imóvel

Fique atento se o apartamento está na face Norte ou Sul do edifício. Muito além do posicionamento geográfico, a informação indica o nível de incidência solar: do lado norte, um apartamento muito bem iluminado o dia inteiro, enquanto a posição oposta resultará em um imóvel onde o astro-rei deixará saudades.

“Essa informação influencia totalmente no layout do projeto”, alerta Bruno. Outro aspecto determinante diz respeito ao modelo de construção adotado pela construtora. “Quando as paredes são de alvenaria estrutural, temos um empecilho para realizar mudanças mais drásticas na planta, uma vez que não podemos derrubá-las”, completa.

9. Teste torneiras, ralos e chuveiros 

Antes de tudo, Bruno relaciona alguns truques para saber se está tudo certo no apartamento novo. O primeiro é levar um balde com água e jogar nos ralos para verificar a inclinação do imóvel. O morador também deve abrir, impreterivelmente, todas as torneiras e chuveiros com o intuito de deixar a água escorrer. “Se houver algum vazamento nos sifões, eles aparecerão depois de uns 2 ou 3 minutos”, garante o profissional.

10. Faça uma vistoria elétrica 

Para fazer uma vistoria elétrica, Bruno indica um truque simples: “com o celular e o carregador, é possível testar todas as tomadas, seja de 110 ou 220v”, orienta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!