Veja como acertar na escolha do espelho para o banheiro
Redação EdiCase
Veja como acertar na escolha do espelho para o banheiro

Na relação de itens que compõem os projetos de banheiros e lavabos, os espelhos não figuram apenas como decorativos: são considerados essenciais tanto para a estética do projeto, como também para as funções desejadas pelas pessoas. Seja para realizar a maquiagem, fazer a barba ou conferir o visual antes de sair, vale ressaltar que espelho ‘não é tudo igual’. Junto com o formato, a observância do local contribui para a definição do modelo que melhor atenderá a demanda dos usuários.

Para quem busca entender mais sobre como o objeto transforma os ambientes e conhecer as características a serem analisadas antes de considerá-lo para a utilização, os arquitetos Joe Filho e Talitha Cassettari, do escritório Joe Filho Arquitetos, compartilham dicas relevantes. Confira!

Item de praxe

Em um banheiro, o espelho é um objeto visual que reflete a imagem da pessoa e auxilia nas atividades diárias como escovar os dentes, se barbear, escovar cabelos, fazer skincare e se maquiar, além de que altera a percepção de espaço, podendo deixar o ambiente mais amplo e mais aberto – tudo depende da disposição e do planejamento de quem faz. Mas espelhos também são decorativos e, por apresentarem diferentes formatos, cores e molduras, é primordial defini-los de acordo com a intenção pretendida.

“Espelhos para lavabo e banheiro não devem ter seu emprego pautado somente na reflexão da imagem do usuário, mas também contribuir para um visual bacana”, ressalta Talitha. No que diz respeito ao formato, a tendência do décor é investir em formatos inovadores e que vão além dos tradicionais quadrados, retangulares, bisote ou redondo. “Assim como no projeto do banheiro que realizamos para a CASACOR São Paulo, adoramos apostar nos espelhos com envergadura orgânica e ovais, como também as composições que trazem mais de uma peça”, orienta Joe.

Dimensões necessárias

Se na hora de comprar o espelho, ainda surgirem dúvidas quanto às dimensões necessárias, lembre-se que os espelhos necessitam ter no mínimo 35 centímetros, independente se são para banheiros ou lavabos. Espelhos precisam ser suficientes para que o usuário enxergue não só o seu rosto, mas também parte de seu tronco ou ele todo, de preferência.

Compre o espelho que a necessidade do seu ambiente pedir, pois cada um tem uma função, como: espelhos planos, antiembaçantes, côncavo – de aumento, ideal para quem se maquia diariamente. Ainda segundo Joe, uma dica valiosa é valorizar a iluminação do espelho.

Iluminação

Espelhos e luz são elementos que ‘dialogam’. Devem ser pensados juntos quando se trata de um cômodo como o banheiro ou lavabo. Um projeto luminotécnico eficaz contribui para compor o ambiente e, nesses espaços, é indicado trabalhar com um mix entre luz branca, indispensável para propiciar maior visibilidade, clareza e naturalidade, enquanto o ‘calor’ da luz amarela adiciona a sensação de acolhimento. Portanto, o ideal seria trabalhar sempre com a iluminação em 3.000K.

Por Emilie Guimarães

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!