5 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos durante o inverno
Redação EdiCase
5 mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos durante o inverno

 Especialista esclarece as principais dúvidas sobre manter os fios saudáveis nos dias frios

Por Gabrielle Alvares

Com a chegada das temperaturas mais amenas, os cabelos precisam de uma atenção especial. Segundo a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Cruzeiro do Sul Virtual, Pamela Barbosa Arantes , no geral, precisamos lavar o cabelo todos os dias, com o xampu e condicionador adequado para cada pessoa.  

“O condicionador deve ser aplicado somente no comprimento da haste capilar e nunca diretamente na raiz e couro cabeludo. Pode-se utilizar leave-in ou reparador de pontas, se necessário para cada tipo de cabelo”. 

Importante lembrar que as madeixas demandam cuidados em todas as estações, mas como os hábitos e a rotina mudam bastante durante o inverno, os cabelos acabam sofrendo com essa mudança. Para ajudar nessa rotina, Pamela Barbosa Arantes, esclareceu as dúvidas mais frequentes entre as mulheres sobre este tema. Confira! 

> Identifique qual tipo de tratamento o seu cabelo necessita

1. Caspas, irritação e descamação são mais comuns durante o inverno?

Verdade. A pele no inverno tende a ficar mais ressecada, e isso leva a coceiras e possíveis descamações. “Nesta época, tomamos banhos mais quentes e hidratamos os cabelos menos que o necessário. Uma dica essencial é ingerir bastante água, evitar banhos muito quentes e o uso excessivo do secador, pois eles provocam mais oleosidade, caspas, coceira e irritação”, aponta a especialista. 

Pamela também destaca que no frio as pessoas costumam lavar menos os cabelos e fazem uso de toucas, bonés e gorros, que acabam abafando mais a pele do couro cabeludo e provocando maior oleosidade.  

2. É normal o cabelo cair mais nesse período?

Mito. “Não perdermos mais cabelos no inverno, mas o fato de não lavarmos todos os dias, nos dá a impressão de que ele está caindo mais que o habitual durante a próxima lavagem ou escovação. A quantidade média de cabelos que caem por dia precisa ser a mesma em qualquer época do ano, de 80 a 100 fios”, alerta. 

> 4 tipos de mechas para os cabelos

3. Lavar com água quente danifica os fios?

Verdade. Precisamos ter cuidado com o uso excessivo do secador e com a temperatura da água. “Opte por lavá-los com água morna, pois a quente desidrata os fios. Como já mencionado, esse hábito ajuda a aumentar a produção de oleosidade no couro cabeludo, o que gera danos aos fios”. 

4. Usar secador e chapinha muito quente pode afetar os fios?

Verdade. Como já apontado, o uso excessivo de secador em altas temperaturas pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e consequentemente gerar caspas e seborreia. A atração causada pelo secador e chapinha aumenta a quebra capilar. 

“A dica que dou é de primeiro retirar a umidade do cabelo com a toalha, desembaraçar, usar um protetor térmico e só depois secar o cabelo. Na hora de passar a prancha, primeiro tome o cuidado de aplicar um produto que proteja os fios do calor excessivo”. 

5. Devo hidratar o cabelo uma vez por semana para evitar o ressecamento?

Depende do produto que está sendo utilizado, mas em geral deve-se realizar uma hidratação semanal. Cabelos com química tem uma estrutura da haste capilar mais danificada, e por isso, são mais opacos, secos e quebradiços, o que requer ainda mais hidratação nesse período, não só semanal e com produtos específicos para esse tipo de fio. 

> 10 dicas para diminuir a queda de cabelo

Consulte um especialista 

A docente explica que em caso de dúvidas ou alterações em relação a queda, oleosidade ou qualquer outro problema, o ideal é sempre procurar um terapeuta capilar ou um dermatologista para uma avaliação detalhada, por meio de exames e um diagnóstico adequado. 

Confira mais dicas para cuidar dos cabelos na  revista ‘Inspire-se Beleza’

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!