Guia da esfoliação: tire todas as suas dúvidas sobre a técnica
Reprodução: Alto Astral
Guia da esfoliação: tire todas as suas dúvidas sobre a técnica

Quando falamos de skincare, logo vêm várias etapas e produtos em nossa mente . Embora limpeza, hidratação e proteção sejam os pilares fundamentais dessa rotina de beleza, há outros passos que podem completar os cuidados com a pele, como a esfoliação .

Esfoliar rosto e corpo é uma técnica para retirar as células mortas de nossa pele e proporcionar a renovação celular. Ou seja, esse passo é essencial para a manutenção da vitalidade da derme, uma vez que é possível eliminar tudo aquilo que já não é mais necessário para o nosso corpo.


No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre a esfoliação. Será que ela pode ser feita em todos os tipos de pele? Qual a frequência correta? Como esfoliar o corpo? Conversamos com a dermatologista Milena Carestiato, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e montamos um guia definitivo sobre o assunto para você. Não perca!

O esfoliante deve ser escolhido e aplicado de acordo com o seu tipo de pele (Foto: Shutterstock)

Alto Astral: Quais os benefícios da esfoliação?

Milena Carestiato: A esfoliação remove as impurezas e melhora a qualidade da pele, contribuindo, inclusive, para a penetração e melhor absorção dos produtos de skincare.

AA: Como a esfoliação facial deve ser feita em cada tipo de pele?

MC: É importante saber que a técnica pode ser realizada em todos os tipos de pele, em média, uma vez na semana — embora possa ser feita até duas vezes semanais nas peles oleosas. Em peles mais secas, a esfoliação deve ser feita com produtos que não causem muito ressecamento, mas capazes de remover as células mortas. Nas mistas, dê preferência à área T (testa, nariz e queixo) da face, que têm mais oleosidade. Além disso, opte por fórmulas mais secativas.

AA: O corpo também pode ser esfoliado?

Leia Também

MC: A esfoliação corporal é contraindicada quando temos algum tipo de dermatite ou lesão na pele, uma vez que pode agredir a derme e piorar esses quadros. No mais, está liberada.

AA: Como deve ser feita a esfoliação corporal?

MC: O ideal é umedecer a pele antes de aplicar o esfoliante. Por isso, uma opção boa e prática é fazer a esfoliação durante o banho, quando os poros se abrem e facilitam a absorção dos nutrientes.

AA: Para quem prefere as receitas caseiras, quais ingredientes são efetivos?

MC: Existem muitas opções industrializadas, assim como caseiras. A escolha vai depender do tipo de pele, mas açúcar, mel e café são alguns que realmente funcionam.

Fonte: Milena Carestiato, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com experiência em dermatologia clínica, cirúrgica e estética, e membro da Doctoralia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!