5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural!
Reprodução: Alto Astral
5 dicas para reduzir as olheiras de forma natural!

Causa de aborrecimento e gasto em produtos de maquiagem, como bases e corretivos, as olheiras estão entre os problemas que vêm afetando homens e mulheres cada dia mais. Isso porque, com a pandemia, e o consequente aumento do estresse e da ansiedade, algumas pessoas afirmam que o aparecimento das marcas abaixo dos olhos piorou nos últimos meses.

Profundas e, muitas vezes, caracterizadas pela coloração roxa, as olheiras podem ser causadas por diversos fatores. “O inchaço sob os olhos em momentos de fadiga podem ocorrer por hereditariedade, retenção de líquidos, alergias, reação a medicamentos ou falta de sono”, explica o cirurgião Marcelo Nascimento.

Contudo, para além das possíveis causas, a maioria das pessoas está interessada mesmo em solucionar o problema. De acordo com o médico, para remover completamente as marcas abaixo dos olhos, é indicada a cirurgia. Marcelo destaca que a mais procurada é a Blefaroplastia (popularmente conhecida como cirurgia das pálpebras), que consiste na retirada da pele da pálpebra superior e das bolsas de gordura ao redor dos olhos, trazendo para o paciente um olhar mais descansado e de aspecto mais jovial. Além disso, outra opção são os preenchimentos, como os de ácido hialurônico, que visam melhorar a sustentação e corrigir imperfeições.

Mas calma! "Existem diferentes tratamentos naturais que ajudam a reduzir significativamente a inflamação e, graças a isso, é possível esconder esse problema na rotina diária”, o médico tranquiliza aqueles que preferem soluções menos invasivas e mais práticas.

Dessa forma, se você prefere tratar as olheiras de forma mais natural e através de pequenas mudanças de hábito, confira abaixo 5 dicas para reduzir as olheiras em casa!

1 - Tenha uma boa noite de sono

A principal recomendação do médico é descansar bem já que uma rotina puxada está diretamente ligada com a formação das olheiras. “O cansaço e o estresse são as principais causas de olheiras. É muito importante dormir pelo menos 8 horas por dia, sem interrupção e fazer atividades que ajudam a relaxar. Não dando um descanso adequado, as olheiras não vão desaparecer", afirma Marcelo.

2 - Diga adeus ao sal!

O médico explica que o sal é uma das principais causas da retenção de líquidos no organismo. Logo, está diretamente ligado ao aparecimento das olheiras, uma vez que elas podem ser formadas pela grande concentração de vasos sanguíneos na região inferior dos olhos.

3 - Beba água

Não é a primeira vez que "beber água" aparece como dica fundamental por aqui. Afinal, a ingestão de líquido é extremamente benéfica para diversos aspectos do nosso organismo de forma geral.

"Quando se bebe uma boa quantidade de água, o corpo elimina [de modo mais fácil] fluidos e todas as toxinas que podem afetar o seu funcionamento. E, graças a isso, irá reduzir o problema de olheiras e prevenir a sua ocorrência", aponta o cirurgião.

4 - Alimentação assertiva

Se a intenção é reduzir as olheiras, vale adicionar na dieta alimentos diuréticos, como melancia, abacaxi, alface e pepino, já que, durante o processo de digestão, eles ajudam a eliminar os fluidos corporais, atuando de modo semelhante à água.

5 - De olho no skincare!

Para driblar as olheiras, apostar no skincare e manter a hidratação do rosto em dia pode ser uma boa solução, segundo o médico.

Marcelo explica que "olheiras também podem aparecer por causa do ressecamento ou exposição ao Sol, já que ocorre a destruição das fibras de colágeno e elastina da pele fina ao redor dos olhos”. Portanto, para evitar as marcas, é muito importante cuidar da região!

Naturalização das olheiras

Ao passo que a pandemia pode, de fato, ter aumentado a ocorrência das marcas roxinhas em muitas pessoas, ela também fez com que muita gente passasse a aceitar a pele como ela é, e nessa conta estão inclusas as espinhas, marquinhas e olheiras!

Desse modo, em prol da normalização da pele natural e da maquiagem leve, influenciadoras têm apostado em compartilhar suas faces sem filtros e altas produções, mostrando, assim, que não existe pele perfeita e questionando padrões de beleza que podem ser motivo de baixa autoestima para alguns indíviduos.

Esse é o caso da tiktoker Sara Carstens, que viralizou na plataforma no início deste ano com um vídeo em que destaca suas olheiras, ao invés de simplesmente escondê-las.

Após o sucesso do vídeo, hoje com mais de 8 milhões de visualizações, Sara comentou em suas redes sociais que as olheiras eram motivo de vergonha para ela, mas hoje ela as vê de uma forma mais positiva.

Por fim, caso as olheiras sejam muito incômodas para você, não deixe de buscar ajuda médica. Afinal, somente um profissional especializado será capaz de fornecer a melhor orientação para solucionar o seu problema.

Fonte : Marcelo Nascimento, médico pós-graduado em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e em Cirurgia Plástica pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!