Posso fazer sexo menstruada? Descubra!
Reprodução: Alto Astral
Posso fazer sexo menstruada? Descubra!

Saúde íntima, menstruação e prazer feminino são pautas que vêm sendo cada vez mais discutidas, principalmente nas redes sociais, resultando em menos tabu e mais conhecimento sobre o assunto. No entanto, fora das telas, a sociedade ainda não parece muito confortável em debater sobre o sangue menstrual, muito menos quando ele é associado ao sexo.

Justamente por isso, muitas mulheres continuam com dúvidas sobre seu corpo, ciclo menstrual e, sobretudo, sobre as relações sexuais — desde qual proteção escolher até mesmo sobre quando pode ou não transar. Nesse sentido, uma das perguntas mais comuns entre o público feminino ainda continua sendo: "posso fazer sexo menstruada?".


Sendo assim, chegou a hora de você entender definitivamente a relação entre sexo e menstruação e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Para isso, conversamos com a obstetriz Mariana Betioli, que também é fundadora da marca de coletores menstruais, Inciclo. Confira, aprenda e se conheça!

Posso transar menstruada?

Sim, você pode fazer sexo menstruada desde que isso seja algo confortável para você! Uma pesquisa realizada pela Inciclo com 16 mil mulheres apontou que mais de 85% delas têm aumento da libido durante a menstruação, mas somente 49% se permite ter experiências sexuais no período.

"É bom provável que a libido aumente durante esse período, já que o clitóris fica mais sensível, há mais lubrificação e os hormônios sexuais estão nas alturas, o que também facilita o orgasmo", destaca Mariana.

Assim, ainda que a decisão de transar ou não menstruada deva ser sempre individual, a falta de conhecimento e de intimidade - consigo mesma ou com o(a) parceiro(a) - podem ser fatores definitivos para que os momentos de prazer aconteçam apesar do sangue.


Sangue e sexo

Um dos motivos que levam as mulheres a desistir das relações durante o período menstrual mesmo sentindo desejo é a preocupação com o sangue. Muitas ainda relatam não se sentir confortáveis com a sujeira causada pela menstruação durante o ato, como as manchas no lençol e até mesmo nos corpos.

A preocupação com as manchas de sangue pode impedir mulheres de transar durante a menstruação (Foto: Shutterstock)

Você viu?

Segundo a obstetriz, essas questões podem ser melhoradas a partir de um processo de desconstrução: "quando entendemos que o sangue que sai do nosso útero é limpo e puro, sem cheiro e cheio de vida, começamos a fazer as pazes com o nosso ciclo e viver a nossa sexualidade de forma plena", assegura.

Além disso, o mercado já oferece soluções para tornar o momento mais descomplicado. Assim como um coletor, o disco menstrual é feito de silicone hipoalergênico, pode ser reutilizado e permite que a penetração aconteça, pois, deixa o canal vaginal livre durante o uso e não afeta a lubrificação.

Para além do sangue, outra preocupação recorrente é com as cólicas. Será que as relações podem intensificar essas dores? De acordo com Mariana, não! "Durante o orgasmo o útero também se contrai, mas depois relaxa totalmente. Esse efeito relaxante e analgésico do orgasmo somado ao aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e a liberação de hormônios de prazer pode melhorar a cólica", explica.

No entanto, vale lembrar que algumas mulheres podem sofrer ainda mais com as dores menstruais, como, por exemplo, quem sofre de endometriose. Por isso, em casos de dores durante a relação ou qualquer sintoma incomum, o ideal é procurar um médico!

A proteção deve continuar!

Talvez você já tenha ouvido falar de que as chances de engravidar durante a menstruação são mais baixas. Porém, essa premissa pode não ser tão segura assim para quem apresenta ciclos mais curtos ou irregulares, devido à data em que a ovulação e, consequentemente, o período fértil ocorrerão. Sendo assim, não esqueça da proteção também nesses dias!

O mesmo vale para o risco de contrair as chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DST's) durante a menstruação: "como a mulher está sangrando, há um risco um pouco maior de infecção durante relações sexuais sem proteção. Assim, usar a camisinha reduz o risco de contrair infecções, como HIV, herpes genital, sífilis e gonorreia", alerta a fundadora da Inciclo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!