Avant basic: descubra como explorar o estilo que está bombando na internet!
Reprodução: Alto Astral
Avant basic: descubra como explorar o estilo que está bombando na internet!

Se você ama um estilo básico mas, às vezes, sente falta de uma certa ousadia em suas produções, a última tendência que tem dominado as passarelas, lookbooks e, consequentemente, o feed do Instagram e TikTok, certamente vai trazer a solução perfeita para você: é o Avant Basic ! Marcada por peças coloridas e estampas psicodélicas, a nova moda vem conquistando o coração de milhares de e-girls ao redor do mundo.


Dua Lipa
Reprodução / Instagram (@dualipa)

“É uma proposta um tanto quanto paradoxal, já que ‘ avant ’ vem do ‘ avant-garde ’, que significa a vanguarda, o inédito, o experimental, enquanto ‘ basic ’ é praticamente o oposto: faz referência ao que já vimos e vemos todos os dias no que diz respeito à moda. Juntar essas duas palavras em um termo descreve um estilo divertido e que reflete os nossos tempos atuais”, aponta o sylist Kelvin Albuquerque.

Ao mesmo tempo que é uma estética que conta com peças de cortes e formas suaves, não é tão minimalista assim. O estilo ganha vida com elementos lúdicos, divertidos e muita, além de muita cor – seja em peças, sapatos ou até acessórios.

Hana Khalil
Reprodução / Instagram (@khalilhana)

“No Avant Basic, as cores é que ditam as regras. Ora intensas, ora pastel, elas são elemento essencial para a mescla perfeita entre Avant e Basic. Especialmente em peças simples, os tons são protagonistas e responsáveis pela popularidade da tendência em meio aos amantes da moda mais criativos”, explica o stylist.

Os prints também se destacam nessa tendência. Além do clássico xadrez, a estampa de vaquinha, margarida, yin-yang, do nascer do sol e outros padrões óticos e desenhos descolados.

“Calças flare, coletes de tricô, bucket hats são itens que fazem a cabeça da geração Z [nascidos entre 1997 e 2010], mesclando elementos em uma explosão suave de cores. É comum combinar uma blusa de crochê verde-limão com um terno roxo. Além disso, ganhou espaço nas criações de Kenzo, Balenciaga, Off-White, JW Anderson e muitas outras grifes”, conta Kelvin.

Você viu?

Calma! Sabemos que pode parecer muita informação concentrada em um mesmo look, mas essa é a intenção do Avant Basic, como explica o fashionista.

“O maximalismo tem ganhado essa força por conta do 'caos' que a pandemia evocou no nosso estilo de vida desde 2020”, reflete o stylist. É um look que também faz bastante sentido para o contexto atual. “Está totalmente de acordo com o senso de otimismo que começa a surgir com o calendário de vacinação contra a Covid-19 avançando nas cidades brasileiras. É um visual alegre e que representa esse êxtase de felicidade com um toque vintage", Kelvin complementa.

Zoo
Reprodução / Instagram (@zoofficial)

Embora possa parecer que a estética é inédita, esse visual está longe de ser desconhecido no mundo fashion. Pelo contrário, é um estilo celebrado desde os anos 1960 e 1970, que ganhou novas roupagens ao longo das décadas.

“Quando falamos de moda, tudo que era antigo sempre tem uma maneira de se tornar repaginado de novo. É possível perceber que as peças frequentemente associadas a essa tendência são influências da moda psicodélica dos anos 60 e as cores e padrões dos anos 70, que se inspiraram na arte abstrata e expressionista para criar um visual descontraído. Graças ao fenômeno cultural do Festival de Woodstock, em 1969, a mistura desses padrões aparentemente incompatíveis foi amplamente popularizada pela contracultura da época”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!