Todo ano, em junho , é celebrado o Mês do Orgulho LGBTQIA+, onde as pessoas do mundo inteiro vão às ruas para comemorar suas vivências e reivindicar seus direitos. A celebração da comunidade abre alas para discutir sobre preconceitos, violências e medos que eles tem de enfrentar cada vez mais em suas realidades.
Como a pandemia ainda não foi embora, o jeito é deixar para ir às ruas ano que vem e comemorar esse mês tão importante no conforto de nossos lares. Então, para ajudar na conscientização, confira essas 6 obras cinematográficas que abordam e trazem para discussão pautas sobre a temática:
A morte a vida de Marsha P. Johnson (2017)
Esse documentário aborda a trajetória e a luta pelos direitos humanos de Marsha P. Johnson (1945-1992), mulher negra, trans e ativista de Nova York. O filme mostra como Marsha foi a personagem principal da Rebelião de Stonewall, manifestações em prol das vidas LGBTQIA+ que ocorreram em junho de 1969, nos Estados Unidos.
Assista à produção na Netflix.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Prepare o lencinho porque esse filme nacional com certeza irá te emocionar! Hoje Eu Quero Voltar Sozinho conta a história de Leonardo, um adolescente cego, que além de lidar com a mãe superprotetora, busca independência. Porém, sua vida se transforma quando Gabriel chega ao colégio, e novos sentimentos começam a surgir.
Assista à produção na Netflix.
Pose (2018 - )
Mais um trabalho espetacular de Ryan Murphy, a série de televisão Pose se passa em Nova York, no final da década de 1980, e narra a marginalização e o preconceito contra pessoas trans não brancas. Além de discutir o surgimento do vírus HIV e abordar o surgimento dos bailes (ballrooms).
Assista à produção na Netflix.
Shiva Baby (2021)
Uma comédia intensa e cheia de reviravoltas, Shiva Baby conta a história de uma universitária bissexual, chamada Danielle, que se depara com uma série de encontros constrangedores durante o shivá, período de luto no judaísmo. No local, ela encontra sua ex-namorada e seu sugar daddy secreto, o que deixa o filme mais interessante ainda.
Assista à produção no Mubi.
Moonlight (2016)
Recordista de prêmios, o filme conta a história de Chiron, jovem que enfrenta uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. No longa, acompanhamos três momentos da vida dele: o bullying na infância , sua crise de identidade na adolescência e o entendimento de sua sexualidade.
Assista à produção na HBO Go.
Laerte-se (2017)
A série documental relata a cartunista Laerte, uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, abordando sua transição e como foi crescer em um corpo no qual ela não se identificava.
Assista à produção na Netflix.