Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação
Reprodução: Alto Astral
Conheça os benefícios da chia e entenda como ela pode agregar na sua alimentação

Nessa altura do campeonato, você com certeza já ouviu falar sobre a semente de chia . O grão, que começou a se popularizar no Brasil em meados de 2014, já era consumido pelos nossos amigos mexicanos e guatemaltecos há milhares de anos.

E, se no Brasil, o motivo das sementinhas ovais terem entrado na moda foi o emagrecimento , saiba que os povos latino-americanos incluíam a chia na dieta por conta dos inúmeros benefícios que o grão pode trazer para o organismo. De acordo com Fernanda Cortez, médica pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), "as sementes de chia são consideradas um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes".

Dentre os muitos nutrientes presentes na chia, os principais são: ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco. Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida por ser um superalimento, como pontua Cortez.

Ok, mas e a parte boa? Bom, o superalimento também é um antioxidante, portanto, pode colaborar contra o envelhecimento precoce da pele, além de minimizar os efeitos dos radicais livres no organismo.

Cortez destaca que ao evitar a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo, "os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo algumas doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer".

A semente também pode ser uma boa aliada para o controle da diabetes já que evita o aumento rápido da glicemia no corpo, fazendo com que a quantidade de açúcar no organismo seja controlada. Mas lembre-se: é essencial acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.

Cortez ainda explica que, de fato, a chia pode ser utilizada para fins de emagrecimento, mas ela alerta que somente quando "aliada a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, a chia pode colaborar para a perda de peso".

Por ser uma ótima fonte de fibras, a chia proporciona aquela sensação gostosa de saciedade. E isso ocorre porque, ao serem ingeridas, as sementes de chia absorvem a água do organismo e formam um gel, que, por sua vez, se expande e ocupa espaço no nosso sistema digestivo, fazendo a fome retornar mais lentamente. Cortez ainda faz um adendo dizendo ser "necessário ter certo cuidado com o consumo das sementes", sendo muito importante manter-se hidratado ao consumir o grão - justamente por conta da formação do gel.

Fernanda Cortez recomenda o consumo de uma porção diária de duas colheres de sopa de chia, divididas em pequenas porções ao longo do dia.

Além de ser utilizada em cima da salada, no iogurte ou até mesmo por cima do arroz, a chia pode ser incorporada a diversas receitas, como o pão de chia e o bolo com chia . Porém, talvez a mais conhecida seja a do pudim de chia, que você pode conferir abaixo.

Pudim de chia

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de chia
  • ½ xícara de chá de leite de coco

Modo de preparo

Hidratar a chia com o leite de coco. Deixar em média 8 horas de molho.

A dica da chef Dani Faria Lima, especializada em alimentação saudável, é mexer a mistura antes de consumir e deixar por mais alguns minutos na geladeira. Você também pode acrescentar ao seu pudim frutas de sua preferência, como as vermelhas, kiwi e banana.

Consultoria: Fernanda Cortez, médica formada em Ciências Médicas pela Faculdade Santa Marcelina e pós-graduada em Nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), e Dani Faria Lima, chef especializada em alimentação saudável e formada pelo Natural Gourmet Institute, em Nova York, além de ex-aluna do chef Jamie Oliver, em Londres.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!