Alto Astral

Proteja seu bichano! Tome os cuidados corretos com os pets no outono
Reprodução: Alto Astral
Proteja seu bichano! Tome os cuidados corretos com os pets no outono

O outono chegou! Desta forma, já começou as temperaturas mais secas e frias , principalmente durante à noite . Quando a estação das folhas surge, a procura por consultas veterinárias aumentam em cerca de 30%, sendo os casos mais comuns dos peludinhos são problemas respiratórios, oftálmicos e articulares.

Se você possui algum pet, conheça algumas dicas de cuidados com os bichanos durante esta época:

Cuidados com os olhos
Ressecamento e irritação da mucosa ocular são os registros mais comuns da estação. Sempre faça a limpeza dos olhos dos animais com água limpa ou solução fisiológica. É importante ficar atenta a qualquer alteração para que o animal não venha a ter algo mais grave, como uma conjuntivite.

Dores articulares
Os animais de idade ou acometidos por problemas osteoarticulares, podem sentir maior sensibilidade e desconforto no outono. Sintomas de doenças crônicas articulares, como a osteoartrose, podem vir a tona nessa estação. Fique alerta em relação às dores nas articulações ou coluna do seu pet, e para prevenir, é importante fornecer uma alimentação rica em proteínas e com protetores articulares em toda a vida dos animais para que não venham a sofrer com essas afecções ao envelhecer. Caso perceba alguns desses sinais, procure o médico-veterinário.

Evite aglomerações
Vírus e bactérias do aparelho respiratório são também transmitidos pelo ar. Cães e gatos podem ser contaminados, e, consequentemente, podem gerar enfermidades para terceiros.

Cuidado com a gripe
A baixa umidade é comum nesta época o que aumenta a propagação de doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias. As mais comuns são a traqueobronquite infecciosa canina, mais conhecida como tosse dos canis, e a rinotraqueite infecciosa, causada pelo vírus HFV-1, que acomete os gatos. Filhotes e idosos são os mais afetados por essas doenças, acompanhados dos pets com focinhos mais curtos. Os sintomas são semelhantes aos da gripe humana, como tosse, febre, coriza, espirros e falta de apetite.

Você viu?

O que pode auxiliar na regressão desses problemas é o uso de inalação orientada pelo veterinário. Uma dica caseira que também pode ajudar na hidratação das vias aéreas é colocá-los no banheiro quando alguém estiver tomando banho. Assim, eles inalarão o vapor da água e ficarão menos esgotados.

Cuidados com a alimentação e hidratação
Para manter a imunidade dos pets alta, é necessário prestar atenção na alimentação e hidratação. É importante oferecer alimentos de qualidade, ricos em nutrientes que ajude a mantê-los saudáveis. Nos dias gelados, os animais tendem a diminuir a ingestão de água, por isso, mantenha sempre água limpa e fresca à disposição e ofereça alimentos com maior umidade, como é o caso de sachês e patês completos e balanceados para aumentar a ingestão hídrica dos bichanos.

Cuidados com pulgas e carrapatos
No outono, as folhas e pastagens estão mais secas e as parasitoses tendem a se proliferar, aumentando as infestações. Tenha cuidado com os locais que seu animal passeia.

Vacinação em dia
Vacine seus pets! Eles precisam ser imunizados anualmente contra diversas afecções. Essa prática é imprescindível para os manter protegidos e para preservar os demais animais à sua volta.

Consultoria: Kelly Maiara Lopes Carreiro, médica veterinária da Special Dog Company

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!