7 dicas para manter o cuidado das unhas em sua casa
Reprodução: Alto Astral
7 dicas para manter o cuidado das unhas em sua casa

Com a pandemia e o lockdown, estabelecido em algumas cidades do Brasil para evitar ainda mais a proliferação do coronavírus, os salões de beleza estão proibidos de funcionar. Por isso, os cuidados estéticos das mãos devem ser feitos em casa e por sua conta própria. Com essas dicas, é possível manter as garras saudáveis sem precisar de um profissional para cuidar delas. Agora a especialista é você !

Não use esmalte regularmente

O uso de esmalte sem pausa pode predispor infecções nas unhas como fungos. Além disso, pode gerar enfraquecimento e ressecamento. “A quarentena é um excelente momento para fazer esse 'detox' de esmaltes. Sem dúvida, o uso contínuo do produto deixa as unhas fracas e aumenta a probabilidade de desenvolver até mesmo micose", explica a dermatologista Dra. Fabiana Seidl.

Quando o esmalte é passado continuamente, sem manter a hidratação, e isso torna as unhas mais frágeis e quebradiças.

Deixe suas garras hidratadas

Existem produtos específicos e que podem ser indicados para cada tipo de unha. Para não hidratar somente as garras, mas também as mãos, a dermatologista Adriana Vilarinho recomenda o uso de sabonetes com ação hidratante como os de lavanda, óleo de jojoba ou com ácido hialurônico na composição.

Evite tirar as cutículas

A principal função da cutícula é a proteção. Elas geralmente incomodam quando estão ressecadas, por isso a hidratação das unhas é importantíssima. "Não recomendo que elas sejam retiradas. A unha desprotegida facilita a entrada de fungos e bactérias.", explica a Adriana.

Pode-se empurrar gentilmente as cutículas e aquelas que estiverem incomodando, podem ser retiradas com cuidado com alicate.

Utilize luvas para as tarefas domésticas

As luvas protegem as mãos, mas elas também precisam estar bem cuidadas e limpas.
Durante muitas tarefas domésticas, as mãos ficam expostas a diversos agentes químicos, como solventes e detergentes, que podem interferir na saúde das unhas.

Alimente-se corretamente

Uma boa alimentação contribui para um organismo saudável, ou seja, deixa não só as garras, mas também a pele e os cabelos em dia. Hidratação com água, sucos e chás naturais também ajudam a manter o organismo forte.

"Caso o dermatologista identifique alguma patologia que cause fraqueza das unhas, pode indicar suplementos e dietas que ajudem no fortalecimento", esclarece Dra.Adriana

Não compartilhe seu kit manicure

Esse tipo de material nunca pode ser compartilhado. As micoses, por exemplo, são transmitidas por alicates, lixas, afastadores de cutículas e espátulas para remover esmaltes que estejam contaminados. Sempre que desconfiar de alguma alteração nas unhas, procure um dermatologista.

Tire a mão dai!

Roer as unhas pode comprometer a cutícula que, como já visto, protege o organismo de agentes externos, como vírus, fungos e bactérias. "A unha também pode estar suja e o contato com a boca pode gerar contaminação", finaliza a dermatologista Vilarinho.

Consultoria: Adriana Vilarinho, dermatologista e Fabiana Seidl, dermatologista

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!