Aprenda definitivamente como usar a internet de forma saudável
Reprodução: Alto Astral
Aprenda definitivamente como usar a internet de forma saudável

Devido ao isolamento social, para evitar a proliferação do coronavírus, as pessoas estão mais em casa, adaptando sua rotina a uma nova realidade para tentar combater a doença global. Desta forma, falar sobre esse período de isolamento sem citar a internet é praticamente impossível. Foi por meio dela que continuar trabalhando e estudando, mesmo a distância, se tornou uma opção.

Ainda, a web viabilizou os encontros daqueles que não podiam estar juntos através das chamadas de vídeos. Ela também foi a responsável, principalmente, pelo entretenimento de uma população isolada: shows em formato de live, transmissões de famosos, plataformas de séries e o consumo exacerbado de conteúdos das redes sociais.

De acordo com um mapeamento feito pela empresa de análise de mídia Comscore, em março de 2020, o consumo de mídia mudou conforme a quarentena se intensificava. A categoria de entretenimento aumentou em 22,8% e a das redes sociais em 26,2%, passando de 34 bilhões para 43 bilhões de sessões, além do aumento em tempo médio de permanência em aplicativos como Facebook e Twitter, de 19%.

Desta forma, estar em casa, sem muitas opções de lazer, é um cenário perfeito para buscar refúgio no celular e passar horas vendo a vida alheia, consumindo conteúdo de influenciadores e famosos. Entretanto, esse hábito acaba sendo tóxico para o consumidor. Imagine: você está na sua casa, vivendo todo o caos, se sentindo triste e de repente vê diversos perfis exibindo o que você considera uma vida perfeita. Ao comparar, a sensação de que o problema está em você e na sua vida pode fazer mal. Inclusive, isso pode ser gatilho para uma série de distúrbios mentais, como a depressão e ansiedade.

Uso exacerbado das redes sociais
Uso tóxico das redes sociais - Shutterstock

Entretanto, você não precisa deixar de usar a internet, basta usa-lá de forma consciente e mais realista. O primeiro passo, portanto, é entender que todos passam por dias ruins e momentos difíceis , assim como você. A diferença é que a maioria dos usuários prefere omitir e mostrar apenas aquilo que é bom e bonito.

Veja algumas dicas que podem te ajudar nessa mudança de atitude:

  • Fique menos tempo online

Por mais que seja tentador dar aquela checada no celular a todo momento, se esforce para evitar. No próprio aplicativo do Instagram é possível estipular um tempo padrão de uso diário. Consuma a quantidade certa desse conteúdo e aproveite um tempo off de qualidade. Existem outras opções de lazer, como, por exemplo, ler um livro, fazer uma máscara facial, desenhar, ouvir uma música, terminar sua série favorita...

  • Não se compare

Cada pessoa vive uma vida completamente diferente da outra. Criar comparações entre si mesmo e outros usuários é autossabotagem, uma vez que vocês não estão equiparados. O mesmo vale para a estética. Nas redes, principalmente, o uso de filtros e edições de imagem são extremamente recorrentes. Dessa forma, o seu natural sempre será diferente daquilo que foi artificialmente modificado.

  • Deixe de seguir quem não te faz bem

Sabe aquele perfil que é o motivo constante de deixar sua autoestima lá embaixo? Você não precisa e nem deve consumi-lo. Nós temos poder sobre nossas redes e não o oposto. Assuma as rédeas, filtre e deixe por lá apenas quem te desperta sentimentos bons e se assemelha com a sua realidade.

  • Tenha um consumo positivo

Busque pessoas que abordem essas questões. Existem muitas pessoas passando pelo mesmo dilema e aproximar-se delas cria uma rede de apoio. Um perfil para entender mais sobre o uso positivo e consciente das redes é o @contente.vc, conhecido pela hashtag "#ainternetqueagentequer". Além desse, existem centenas de opções. Fuja do uso tóxico!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!