Enfraquecimento dos dentes: 5 hábitos que prejudicam sua saúde bucal
Reprodução: Alto Astral
Enfraquecimento dos dentes: 5 hábitos que prejudicam sua saúde bucal

Alguns hábitos rotineiros podem prejudicar a saúde dentária. O sintoma mais comum é o enfraquecimento dos dentes, onde a área perde toda a estrutura e ficam mais susceptível a fraturas, ou até mesmo a um tratamento de canal .

Segundo a dentista Olívia Kiehl, existem vários fatores que acarretam a perda e a danificação, como, por exemplo: apertamento e bruxismo, tratamento de canal, fraturas, restaurações e retração gengival.

Entretanto, não é só a velhice que é responsável pelo enfraquecimento dos nossos dentes! Para um sorriso forte e mais saudável, veja a seguir hábitos que você deve abandonar para não enfraquecer a arcada dentaria:

Cigarro

Reprodução / Shutterstock

O cigarro é extremamente prejudicial para a saúde. Por conta de tantas substâncias tóxicas, ele é capaz de proporcionar “contaminação” nas estruturas dentais e gengivais, tanto com a nicotina, quanto com outros compostos.

"Auxilia na pigmentação escura, que ajuda a parar comida, que ajuda a formar tártaro e que desenvolve diversos problemas gengivais. Estes, no que lhe concerne, podem causar a perda dos dentes, quando não tratado", explica a doutora.

Além disso, o cigarro é extremamente perigoso para pacientes com histórico de câncer. O câncer bucal é fatal, de difícil diagnóstico e difícil tratamento. Portanto, evitar fatores que predispõem seu desenvolvimento é imprescindível.

Tira isso da boca!

Reprodução / Shutterstock

Você é ansiosa ? Fica roendo as unhas constantemente? Morder objetos, como canetas e lápis, é um hábito? Esses costumes prejudicam não só a estrutura dental, como o tecido de suporte.

O hábito de ranger e apertar os dentes pode gerar trincas e fraturas dos mesmos. Morder objetos, pode gerar a perda dos dentes. Até chupar chupeta, por exemplo, danifica a arcada, que danifica a mordida. Então, nada de colocar objetos na boca ou ficar roendo as unhas, principalmente agora em tempos de pandemia.

Muito tempo em piscinas

Reprodução / Shutterstock

O cloro está presente em diversos alimentos e bebidas, porém, a quantidade é o segredo. Para praticantes de natação, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado.

O elemento químico presente nas piscinas podem danificar a estrutura mais resistente do dente, o esmalte. "Isso causa dores, sensibilidade e muitas vezes, um prognóstico bem negativo", explica a médica.

Açúcar

Reprodução / Shutterstock

Você é a formiga da sua família? Maneire no açúcar, pois ele pode causar desgaste do esmalte e da dentina, deixando os dentes mais sensíveis e desprotegidos.

O açúcar pode causar cáries e manchas nos dentes. "Tudo depende da quantidade, frequência e se o paciente faz a higienização correta", explica Olívia.

Escovar os dentes de forma incorreta

Reprodução / Shutterstock

Fazer a limpeza de forma correta só fortalece a arcada dentaria para que não haja nenhuma danificação. Então, fazer uma escovação com calma, sempre com os mesmos movimentos circulares e leves, deixa os dentes em dia.

Movimentos agressivos podem causar abrasão nos dentes. Além disso, nunca se esqueça da língua, que absorve muitas bactérias.

"A escovação remove a placa bacteriana, que possui capacidade de enfraquecer a estrutura dentária, portanto, se for feita corretamente, auxilia a “fortalecer” e manter os dentes saudáveis", finaliza a profissional.

Consultoria: Dra. Olívia Kiehl, dentista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!