Receitas caseiras para o cabelo: mitos e verdades sobre os ingredientes
Reprodução: Alto Astral
Receitas caseiras para o cabelo: mitos e verdades sobre os ingredientes

Nos últimos anos, as receitas caseiras para o cabelo se tornaram uma verdadeira febre na internet. São vários tipos diferentes, com vários ingredientes naturais que prometem milagres para os fios. No entanto, antes de sair usando qualquer produto no seu cabelo, é importante compreender mais sobre as propriedades dele.

Por isso, o cabelereiro Luigi Moretto explica quais são os mitos e verdades sobre as receitas caseiras para que você possa cuidar das suas madeixas em casa sem preocupações e sem riscos de estragá-las. Confira!

Os mitos e verdades sobre as receitas caseiras para o cabelo

Chá de hibisco controla a hidratação?

Verdade . A flor de hibisco é um elemento natural que pode ser usada com essa finalidade. Além de controlar a oleosidade, ela também pode auxiliar no crescimento dos fios.

Aplicar soro fisiológico limpa melhor os fios?

Mito . Os cabelos podem reagir de formas adversas ao soro e alguns podem até ficar mais ressecados, se já tiverem com o pH muito ácido. Porque tudo que sai do equilíbrio é prejudicial. Quando o produto capilar é específico e tem o pH equilibrado, alinha as cutículas dos fios. Alguns utilizam o soro fisiológico misturado com shampoo ou condicionador, mas isso também não é recomendado pelos mesmos motivos.

Gelatina para definir cachos

Verdade . A gelatina para cabelo cacheado é um dos principais produtos para quem gosta de usar os caracóis com bastante definição. Além das técnicas de finalização que ajudam a deixar os cachinhos super definidos.

Maionese hidrata os fios?

Mito . O produto pode sobrecarregar o cabelo, pode haver incompatibilidade do fio com algum ingrediente da maionese e também o acúmulo de resíduos. A maionese não é um produto puro, e sim algo que tem inúmeros conservantes, aromatizantes e temperos. Por isso, ela pode danificar os cabelos e prejudicar o couro cabeludo.

Mesmo que não surta efeito positivo, alguma receita caseira pode danificar os cabelos?

Verdade . A incompatibilidade de um produto que não foi feito para determinado uso com outro pode trazer sérias consequências e danos aos fios. Sem falar que vai invalidar o produto para ser usado posteriormente. É preciso evitar buscar métodos que não foram testados por um laboratório e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Hidratação com gelatina faz o cabelo crescer mais rápido

Mito . A gelatina é rica em queratina, mas isso não significa que ela vai interferir no crescimento do cabelo.

Shampoo bomba faz o cabelo crescer

Mito . A mistura que possui vitamina para cavalos na fórmula pode causar queda nos fios.

Shampoo de cebola combate a queda de cabelo

Mito . A queda de cabelo pode acontecer por vários motivos, como má alimentação, estresse e excesso de química. E o shampoo de cebola não irá solucionar este caso.

Colaboração: Luigi Moretto | Edição: Mariana Oliveira

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!