Alto Astral

Ateliê em casa: 6 dicas de organização para você montar o seu
Reprodução: Alto Astral
Ateliê em casa: 6 dicas de organização para você montar o seu

O artesanato é um daqueles hobbies e distrações capazes de nos acalmar, distrair e desenvolver nossa criatividade. As peças, inclusive, podem se tornar uma excelente fonte de renda, já que cada trabalho é único e carrega consigo todo um estilo e vivência de quem o produziu. Em tempos de pandemia, o número de adeptas do ateliê em casa vem aumentando.

Você já deve ter percebido que, quando a inspiração vem, os cômodos podem acabar ficando uma zona. Para nunca mais ter problemas com a bagunça, que tal um cantinho para chamar de seu? Ao criar um espaço funcional, você pode se dedicar à atividade de maneira profissional. E, no conforto do lar, ainda aperfeiçoa seu trabalho manual. Confira!

Como montar o seu ateliê em casa

Ateliê em casa: dicas de organização para você montar o seu
Foto: Pexels

Escolha o local

Ter um cômodo especialmente para isso seria um sonho, né? Mas essa possibilidade nem sempre existe e, por isso, é preciso improvisar. Veja algum cantinho que está sem uso, que caiba uma mesa (e algum espaço para prateleiras ou caixas) e já comece a organização do seu ateliê em casa.

Organize

Potinhos de tinta, linha de costura, fitas, colas, pincéis… Tudo isso acaba ficando solto e pode atrapalhar; tanto a produção, quanto dificultar a criatividade. Para organizar , opte por caixas. As transparentes são ótimas para você enxergar o que está dentro, mas, se a ideia é “esconder” a bagunça, as decoradas ficam práticas e lindas.

alt
Foto: Pexels

Crie prateleiras e nichos

O maior benefício das prateleiras é liberar espaço em cima da sua mesa de trabalho. Você pode optar pelas de madeira ou de metal: o material que combinar melhor com o seu espaço ou couber no bolso. Existem também painéis com furinhos ou espaçados para você posicionar suas prateleiras onde achar melhor.

Você também pode ir mudando de local, dependendo da produção que está sendo feita no momento. Muita praticidade, não acha? Potinhos podem te ajudar a colocar pincéis e canetas próximos ao ambiente de trabalho, de forma organizada. Outros tipos de recipientes também podem ser transformados nos melhores amigos das artesãs. Use sua criatividade!

Dê espaço aos tecidos

Eles podem ser colocados em cabides para não amassarem. Uma arara pequena ou suporte podem te ajudar nessa tarefa de organizar todos seus tecidos. Assim, você nunca mais se esquecerá de nenhum.

Você viu?

Ateliê em casa: dicas de organização para você montar o seu
Foto: Pexels

Decore do seu jeito

Seu ateliê em casa também merece todo o cuidado e carinho na decoração, mas é importante não carregar demais o ambiente, para que não atrapalhe seu trabalho. Outra ideia é criar um painel de fotos ou de ideias. Pode ser no formato de varal, de lousa ou o que você quiser! Pendure imagens, inspirações, anotações do que comprar e etc.

Use o colorido a seu favor… Nada melhor do que um espaço cheio de vida e alegria. Ao invés de esconder suas ferramentas, que tal deixá-las mais aparentes nas prateleiras? Potinhos de botões e de fitas, tecidos de cores vivas; tudo isso pode ser utilizado.

Ordene os pedidos

Se para você o artesanato é muito mais que um hobby e virou seu trabalho, nem precisa dizer que organizar os pedidos dos seus clientes é fundamental. Separe um espaço em uma gaveta ou pranchetas em cima da mesa especificamente para isso. Ter um calendário à vista também é uma ideia que ajuda tanto na decoração quanto na organização. Aproveite!

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Mariana Oliveira e Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!