Alto Astral

Diário da gratidão: 6 dicas para começar o seu e aproveitar os benefícios
Reprodução: Alto Astral
Diário da gratidão: 6 dicas para começar o seu e aproveitar os benefícios

Você já parou para pensar em todas em bênçãos existentes em sua vida? Esse sentimento recebe o nome de gratidão e se tornou muito popular ao longo dos últimos anos, tendo os seus benefícios ressaltados em diversas pesquisas científicas. Entre eles estão uma melhor qualidade de sono, prevenção de doenças e mais felicidade no dia a dia. Uma maneira prática de aproveitar essas vantagens é por meio de um diário da gratidão .

A psicóloga Flora Victoria explica como você pode fazer o seu: “Manter um diário da gratidão significa realmente nos forçar a prestar atenção nas coisas boas da vida que, de outra forma, consideraríamos garantidas”. A profissional ainda explica que escrever ajuda a organizar os pensamentos e aceitar experiências, além de criar um novo significado para a sua existência.

Começar a praticar esse exercício é mais simples do que parece. De maneira geral, você deve registrar cerca de 5 coisas que experimentou na semana ou dia anterior pelas quais gostaria de agradecer. Podem ser até frases simples, como “obrigada por acordar bem” ou “sou feliz pela generosidade dos meus amigos”. Confira dicas para aproveitar o que essa experiência oferece de melhor!

6 dicas para começar o seu diário da gratidão

Diário da gratidão: 6 dicas para começar o seu e aproveitar os benefícios
Foto: Shutterstock

Faça com o coração

Antes de mais nada, é preciso saber que o diário só é eficaz quando você toma uma decisão consciente de se tornar mais feliz e grata. Por isso, lembre-se de realizar a tarefa com o coração, não apenas por fazer. A motivação é o que desempenha um papel na eficácia da atividade.

Além disso, você não deve se apressar no exercício, como se fosse apenas mais uma atividade pendente em sua rotina, mas um momento de autocuidado e conexão consigo mesma .

Seja específica

Ao descrever em detalhes um acontecimento em particular pelo qual você é grata, você poderá resgatar esses sentimentos positivos e trazer mais benefícios do que uma lista superficial com inúmeros itens. Por isso, procure elaborar em profundidade no seu diário todas as coisas pelas quais você sente gratidão.

Deixe o materialismo de lado

Tudo bem comemorar a conquista de um carro novo ou agradecer pelo conforto do seu lar, porém a ideia do diário da gratidão é focar em pessoas e vivências pelas quais você é grata, não em itens materiais. A dica é olhar atentamente para tudo que te rodeia e buscar ser o mais pessoal possível.

Diário da gratidão: 6 dicas para começar o seu e aproveitar os benefícios
Foto: Shutterstock

Cultive a positividade

Em vez de focar em todas as coisas que você gostaria de ter, procure refletir sobre todas as bênçãos existentes na sua vida. Imagine como seria viver sem elas? Uma maneira eficaz de estimular a gratidão é deixar de apenas contabilizar esses pontos positivos, mas senti-los intimamente. Cada um dos itens da lista deve ser visto como um verdadeiro presente.

Você viu?

Aprecie cada surpresa

As surpresas trazem um gostinho “extra” à nossa rotina e, por isso, devem ser saboreadas com prazer. Sendo assim, procure registrar em seu diário eventos inesperados ou surpreendentes, que tendem a desencadear níveis mais fortes de gratidão.

Faça do seu jeito

É importante lembrar que não existe jeito certo de fazer o seu diário da gratidão . Procure encontrar a maneira que faça mais sentido para você e que se encaixe melhor em sua rotina, seja no início da manhã ou antes de se deitar, por exemplo. Estética e ortografia também não são o foco principal do exercício, portanto, não se preocupe em comprar um caderno sofisticado para isso.

Vale ressaltar que, acima de tudo, o propósito dessa tarefa é criar o hábito de prestar atenção a eventos que inspirem gratidão. Aproveite!

Consultoria: Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia | Texto: Milena Garcia | Edição: Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!