Alto Astral

Manchas na pele: 7 ingredientes naturais que ajudam a clarear
Reprodução: Alto Astral
Manchas na pele: 7 ingredientes naturais que ajudam a clarear

As manchas na pele podem surgir como consequência da acne , exposição indevida ao sol, desequilíbrio hormonal, estresse, entre outros fatores. De maneira geral, são um problema que incomoda muitas mulheres. Mas, com um pouco de paciência, é possível clareá-las e até mesmo eliminá-las utilizando apenas truques simples e acessíveis.

Você sabia que muitos dos cosméticos clareadores são fabricados a partir de ingredientes encontrados nos produtos naturais que já temos em casa? Se aplicados corretamente e com frequência, os resultados podem ser milagrosos, ajudando a recuperar a aparência uniforme e lisinha da cútis. Confira quais são eles e como inseri-los na sua rotina de skincare !

Dicas para clarear manchas na pele gastando pouco

Manchas na pele: 7 ingredientes naturais que ajudam a clarear
Foto: Shutterstock

Pepino

Muito famoso no tratamento de olheiras, o pepino também pode ser utilizado para combater as temidas manchas na pele . Isso porque o fruto é rico em vitaminas A, C e E, além de cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Tudo de bom, né?

A aplicação é simples: basta cortá-lo em tiras e passar sobre as manchas, deixando agir por 15 minutos. Para resultados mais potentes, repita o processo até três vezes por semana.

Babosa

Também conhecida como Aloe Vera, a planta é repleta de benefícios para a beleza . Sua composição inclui aminoácidos e enzimas capazes de nutrir e acalmar a pele danificada, além de antioxidantes e polissacarídeos responsáveis por reduzir a aparência das manchas e estimular o surgimento de novas células.

Para isso, é preciso retirar o gel de dentro da babosa com o auxílio de uma colher ou faca, aplicando na pele. Deixe agir por 20 minutos ou até secar e lave bem o rosto. A dica é repetir o tratamento diariamente!

Café

A cafeína, um dos principais componentes do café , atua na regeneração celular e é uma poderosa fonte de rejuvenescimento. Para clarear as manchas na pele e suavizar as linhas de expressão, você pode aplicar no rosto com cuidado a borra de café, pura ou misturada com outros ingredientes. Mel, soro fisiológico e óleos essenciais diluídos são boas opções.

Vale lembrar que, apesar das vantagens, o café realiza uma esfoliação no rosto e não pode ser utilizado com tanta frequência. Não ultrapasse o máximo de duas vezes por semana para evitar ressecar demais a cútis!

Arroz

O arroz é um ingrediente indispensável no prato dos brasileiros, porém, seu uso nos cuidados de beleza é típico das asiáticas. Algumas funções são reduzir a oleosidade, acalmar irritações e clarear manchas, deixando a pele mais lisa e saudável. O ácido kójico, substância presente no grão, faz parte da composição de muitos cremes clareadores do mercado.

Para usufruir dos seus benefícios, lave bem o arroz, ainda cru, retirando todas as impurezas. Em seguida, coloque em um recipiente limpo e cubra com água por completo. Misture bem e deixe descansar durante uma hora. Por fim, coe e utilize somente sua água . O ideal é aplicar diariamente com o uso de um algodão e manter a receita na geladeira por até dois dias.

Batata

A batata possui enzimas poderosas no clareamento de manchas da pele. Para aplicar, corte o ingrediente em rodelas e esfregue delicadamente no rosto. Outra possibilidade é bater a batata no liquidificador com água e passar com um pedaço de algodão. Mantenha na pele por 10 minutos e depois enxágue.

Você viu?

Óleo de rosa mosqueta

Esse óleo vegetal é um verdadeiro campeão no combate às manchas. Rico em vitamina A, também é potente na redução de linhas de expressão e cicatrizes. A melhor parte é que ele é econômico e pode ser encontrado em qualquer farmácia ou perfumaria.

Você pode aplicar o óleo de rosa mosqueta diretamente sobre as manchas ou misturado ao seu hidratante facial de preferência. O produto é indicado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e acneicas.

Argila branca

O poder das argilas no skincare é inegável e, se você deseja clarear manchas, a ideal é a branca. Por ter o pH semelhante ao da pele humana, o ingrediente é perfeito até para a cútis mais sensível. Além disso, é excelente para hidratar, curar feridas e remover cicatrizes.

Uma opção mais barata é comprar a argila em pó em casas de produtos naturais, misturando com água filtrada ou soro fisiológico até formar uma “pastinha”. Na sequência, você pode aplicá-la no rosto limpo e seco com um pincel de maquiagem ou com as mãos e esperar secar. Depois, basta enxaguar bem. Prontinho!

Já conhecia algum desses ingredientes para o combate às manchas na pele ? É importante lembrar que, ao utilizar as receitas pela primeira vez, você deve realizar um teste de alergia antes em uma pequena região do rosto. Ainda que sejam produtos naturais, o surgimento de reações alérgicas pode acontecer, especialmente em peles sensíveis .

Outro detalhe fundamental é a consulta com um dermatologista. Apenas o profissional especializado poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso e, dependendo da gravidade das manchas, recomendar a aplicação de ácidos, peelings ou lasers . Vale ressaltar, também, que a remoção de manchas na pele é um processo lento e gradual. Persista!

Texto: Milena Garcia e Redação Alto Astral | Edição: Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!