Alto Astral

Envelhecimento precoce: cuide da pele de acordo com a sua idade
Reprodução: Alto Astral
Envelhecimento precoce: cuide da pele de acordo com a sua idade

Você já ouviu falar que, quanto antes começam os cuidados contra o envelhecimento precoce , melhores são os resultados? Isso porque existem alguns tratamentos que ajudam a manter a pele com uma aparência mais bonita e saudável – conforme as transformações que ela sofre ao longo do tempo.

O primeiro passo, independente da idade, é aderir ao uso frequente do protetor solar durante o dia, mesmo dentro de casa. É importante, também, ficar atenta ao surgimento de linhas de expressão e flacidez. Para uma rotina de cuidados completa, a dermatologista Daniela Landim explica como prevenir esse envelhecimento em cada faixa etária . Confira!

Cuidados para prevenir o envelhecimento precoce da pele

Envelhecimento precoce: cuide da pele de acordo com a sua idade
Foto: Shutterstock

20 a 30 anos

Entre essas idades, começam a aparecer as linhas finas ao redor dos olhos, geradas pela exposição aos raios ultravioleta. Além disso, podem surgir as primeira manchas na pele , que também são sinais do envelhecimento precoce. Para evitar que aconteça, o melhor caminho é investir na hidratação da cútis diariamente.

A especialista também recomenda banhos de curta duração e com água em temperatura ambiente. Já para o tratamento da flacidez, se esse for o seu caso, a dica é intercalar o uso de ácidos noturnos (sempre com indicação médica), como o glicólico e o retinóico, com cosméticos antioxidantes potentes.

31 aos 40 anos

Além das manchas, surgem algumas linhas de expressão na pele madura e a pálpebra começa a ficar mais flácida. Por isso, procedimentos como aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico passam a ser boas opções para combater o envelhecimento precoce.

Laser , luz intensa pulsada, peelings químicos e de cristal e radiofrequência também são indicados para essa faixa etária. “Uma alternativa de tratamento mais intensa é o laser de CO2 fracionado, que dá um resultado fantástico em um curto espaço de tempo”, diz Daniela.

41 aos 50 anos

Ao chegar nessa fase, a flacidez costuma começar a comprometer o contorno facial. Já as linhas de expressão se tornam mais definidas e evidentes, especialmente ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas . Para completar, as manchas podem ficar mais escuras.

A recomendação da profissional é aplicar ácidos noturnos, que podem ser alternados com antioxidantes tópicos potentes. O tratamento tem a função de prevenir, proteger e corrigir o envelhecimento precoce das células do rosto. O filtro solar e um sérum para a área dos olhos também são indispensáveis para uma pele mais bonita e saudável.

Acima dos 51 anos

Os vincos labiais se tornam mais aparentes, o contorno facial ainda menos definido e as pálpebras sofrem com a flacidez intensa. Devido à redução dos hormônios sexuais, começam a aparecer “vasinhos” no rosto e o viço natural da pele diminui. Por fim, as bochechas podem ficar mais evidentes.

“Nessa fase, agimos em todas as frentes, usando séruns com antioxidantes, hidratantes, filtro solar, ácidos como o retinóico, produtos anti-idade e suplementos vitamínicos para diminuir o estresse oxidativo. Os tratamentos são os mais variados e associações são bem-vindas”, finaliza.

O autocuidado, incluindo o skincare contra o envelhecimento precoce , é um momento sagrado para nós, mulheres, e traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Apesar disso, é importante lembrar que as mudanças são naturais em nossa aparência e acontecem com todo mundo. Sendo assim, em primeiro lugar devemos nos aceitar como somos e respeitar os processos da vida.

Vale destacar, também, que a recomendação para procedimentos específicos para a sua pele exige uma consulta com um dermatologista. Na dúvida, procure sempre um profissional especializado!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!