Alto Astral

Término de relacionamento: 16 sinais de que o romance chegou ao fim

Até que ponto vale a pena se manter em um namoro ou casamento? Identificar o momento do término de um relacionamento é um dilema comum na vida de muitos casais, assim como aconteceu com Bruna Marquezine. A atriz revelou em um vídeo no YouTube no último sábado (10) que aprendeu muito em suas relações passadas, mas insistiu demais em algumas.

“Uma coisa muito boa é que hoje eu sei o que eu não quero em um relacionamento, o que eu não aceito em um parceiro. O que não me faz bem. O que eu sei que desperta a minha pior versão. Eu não me arrependo. Só me arrependo de ter insistido muito em alguns”, afirmou Bruna sobre o assunto.

De acordo com a psicóloga Mônica Nascimento Mafra, existem pilares de sustentação fundamentais em uma relação – e precisamos estar sempre atentas a eles para avaliar quando o romance não vai bem: “Estar dentro de um relacionamento é manter uma reflexão diária, ter um autoconhecimento e maturidade para lidar com o dia a dia”.

Nesse contexto, quando um dos principais pilares, o amor , não é validado por ambos, a vida a dois começa a ter problemas. “Existem alguns sinais que vão surgindo que demonstram que as coisas não estão bem. Não podemos ignorá-los”, diz Mônica. Pensando nisso, a especialista listou alguns desses alertas que indicam que a relação deixou de ser saudável, para te ajudar a saber quando permanecer ou seguir em frente. Confira!

Sinais de que o relacionamento não está mais saudável

1. O casal já não está mais disponível para o amor. Acontece quando não há entrega de um ou dos dois membros da relação; apenas cobranças, egoísmo e orgulho.

2. O par não se importa em reconhecer as causas dos seus problemas, que costumam ser frequentes. Nesses momentos, a vaidade e as mágoas ganham mais espaço.

3. Tudo vira motivo de discórdia no relacionamento. O casal não olha mais para o todo e se concentra apenas nas partes ruins, deixando de buscar a paz .

4. Um já não entende mais as diferenças do outro e começa a enxergá-las como um problema na vida a dois.

5. Ninguém se responsabiliza por promover o bem da relação.

6. Não há mais incentivo aos sonhos e vontades do companheiro ou companheira.

7. Há espaço apenas para julgamentos e as discussões deixam de ser construtivas.

8. A falta de comunicação se torna um problema grave, intensificando as brigas do casal.

9. O desejo sexual um pelo outro é pouco ou nulo.

10. O casal já não faz mais planos para o futuro juntos.

11. Não há mais atividades de casal, sejam interações sociais ou familiares.

12. Mentiras se tornam comuns na relação.

13. Um se sente sozinho mesmo quando está na companhia do outro.

14. Você ou seu parceiro(a) começam a se descuidar do próprio corpo .

15. O casal, ou um dos dois, passa a reprimir ou ridicularizar o outro constantemente, de forma abusiva.

16. O ciúme passa a ser exagerado, gerando ainda mais brigas e desconfiança no relacionamento.

Conseguiu identificar alguns desses sinais na sua relação? Então, se te faz mais mal do que bem, talvez seja hora de levantar a bandeirinha vermelha e considerar o término do relacionamento .

Afinal, o objetivo de compartilhar a vida com outra pessoa é ser ainda mais feliz! “O amor é entrega e é vontade de fazer dar certo”, finaliza a psicóloga.

Consultoria: Mônica Nascimento Mafra, psicóloga de Belo Horizonte (MG) | Entrevista e edição: Renata Rocha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!