Inspirados nos anos 20, eles encontram representantes em ícones da moda e conquistam as noivas mais jovens. Veja galeria de modelos

Marília Lourenço: aos 25, artista plástica escolheu um modelo de vestido de noiva retrô
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
Marília Lourenço: aos 25, artista plástica escolheu um modelo de vestido de noiva retrô
Corte mais reto, marcado embaixo do busto, com rendas, um colar de pérolas e, para finalizar, um pequeno véu preso a um chapéu enviesado. Inspirado pelos anos 20 e bem representado por ícones como Kate Moss e Kate Middleton, o estilo retrô está de volta também aos vestidos de noiva (veja galeria ao final da página com 25 modelos) .

Leia também
Descubra o vestido de noiva perfeito para o seu tipo de corpo

“É uma tendência geral. As pessoas têm usado roupas com estilo vintage mesmo no dia a dia”, comenta a estilista do ateliê Chehin.Moran, Mariana Moran. Na opinião de Penha Maia, estilista da marca Pó de Arroz, o que impulsiona a procura pelos modelos é mesmo uma nostalgia pelos tempos antigos. “Era um tempo em que as mulheres eram mais femininas, tinham um ar de inocência”, diz.

Mariana Fernandes, também estilista da Pó de Arroz, compara os vestidos aos casamentos. “As pessoas estão se casando de verdade, algo que tinha parado há um tempo. O amor romântico voltou”.

Muitas noivas à procura de vestidos com o estilo são mais jovens, como a artista plástica Marília Lourenço. Aos 25 anos, ela vai se casar daqui a dois meses em um pequeno restaurante em São Paulo. O seu vestido tem inspiração nos anos 50 e corresponde exatamente àquilo que ela esperava para sua festa: uma celebração menor e mais íntima.

A estilista Mariana Fernandes concorda. “Esse tipo de vestido não combina muito com festas pomposas”, diz. O estilo retrô serviu Marília como uma luva. “Além de ser uma festa pequena, vou me casar de dia. Não podia ser um vestido com muito brilho ou muito longo”, avalia a noiva.

Marília de casquete: acessório realizou o sonho da mãe da noiva
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
Marília de casquete: acessório realizou o sonho da mãe da noiva
“Realizei um pouco do sonho da minha mãe”


O vestido escolhido por Marília, embora de corte retrô, não é clássico. De comprimento mais curto e tom off-white, nem mesmo as rendas o transformam no modelo tradicional que a mãe sonhava para a filha.

Mas quando a mãe da noiva viu o traje completo, com vestido e casquete, ficou muito emocionada. “Aí ela me contou que o sonho dela era casar com uma casquete, só que a mãe dela, minha avó, não deixou”, conta Marília.

De acordo com Mariana Fernandes, acessórios de cabeça no mesmo estilo, como os casquetes e flores, têm uma procura tão grande quanto a dos vestidos. Eles são um detalhe com poder de dar um ar mais romântico ao visual. “Sempre que a noiva usa um vestido mais clean, ela pode se aventurar nos acessórios de cara mais antiga”, indica a estilista Mariana Moran.

O detalhe, no caso de Marília, fez mesmo a diferença. “Sinto que realizei um pouco do sonho da minha mãe. Fiquei surpresa e feliz”, diz.



Leia mais
Guia do casamento: ideias, dicas e soluções para a noiva planejar o grande dia
Agenda da noiva: tudo o que você precisa fazer mês a mês

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.