Ela assinou os trajes de sete casamentos em tramas globais: “ver seu vestido na novela é como vê-lo no tapete vermelho do Oscar”

Lethicia fez três vestidos para Carolina Dieckmann: dois em novela e um na vida real
TV Globo/ Divulgação
Lethicia fez três vestidos para Carolina Dieckmann: dois em novela e um na vida real
Nem sempre as figurinistas desenham todas as roupas das personagens de novelas. Em algumas ocasiões especiais, estilistas são chamados para fazer isso. Se na teledramaturgia nenhum momento é mais especial para as mocinhas do que o casamento, nenhuma estilista é mais requisitada para o trabalho do que Lethicia Bronstein. Na telinha, seus vestidos já atenderam mais de seis autores em sete novelas globais (veja galeria ao final da página) . Ela conta como é a experiência de assinar vestidos para personagens e para mulheres e casamentos reais.

Leia também
- O vestido de noiva ideal para o seu formato de corpo
- 7 dicas para o buquê perfeito

iG: Existe alguma diferença entre trabalhar com noivas na vida “real” e nas novelas?
Lethicia Bronstein:
Gosto de fazer os dois. São sentimentos diferentes. Um é de ter o reconhecimento, o outro é a satisfação de saber que você fez a roupa mais importante da pessoa. São propostas diferentes. Mas, no fundo, acho que os trabalhos são muito parecidos. A minha forma de trabalhar com as noivas é em cima das personalidades dela. Quando faço os vestidos para a novela, estudo a característica da personagem. É engraçado porque algumas novelas eu acompanho, outras não. Aí pergunto para as amigas, para descobrir esses perfis.

iG: Com quem você trata sobre o vestido nas novelas? E na vida real, o que conversa com as noivas?
Lethicia Bronstein:
Para novela, converso mais com as figurinistas. Já quando uma noiva chega ao ateliê, pergunto se ela tem algo em mente. Pergunto dos gostos dela, não só limitados ao vestido, e sim a roupa que a agrada. O meu trabalho é fazer com que o vestido fique com a cara dela. Elas precisam estar confortáveis e bonitas.

iG: Quais são as suas inspirações?
Lethicia Bronstein:
Eu gosto de coisas que tenham um toque retrô . Roupas clássicas e atemporais, sempre com um toque de modernidade. São roupas bastante femininas. Minha inspiração vem de filmes, livros e revistas de moda atuais. Não é só universo das noivas que me inspira.

iG: Qual a sensação de ver o seu vestido na televisão?
Lethicia Bronstein:
Sabe a gratificação do estilista quando vê o seu vestido no Oscar? É exatamente essa. É a gratificação do seu trabalho chegar para muita gente. Todo mundo vê a novela. Saber que todo mundo está vendo o seu trabalho é uma vitrine incrível.

iG: Você acha que as mulheres se inspiram com os seus vestidos e com os usados por atrizes famosas?
Leticia Bronstein:
Eu acho que sim. Elas se identificam com o que veem na novela e querem para elas de alguma forma aquilo que foi mostrado. Não tem como não refletir. Se todo mundo quer usar os esmaltes da novela, imagina só o vestido. As mulheres acabam relacionando e se inspirando, é inevitável.

iG: E as atrizes?
Lethicia Bronstein:
Várias se identificam. Muitas conheceram meu trabalho através do vestido de noiva feito para a novela. A Carolina Dieckmann mesmo: vesti ela três vezes na televisão. Em uma novela, ela foi noiva duas vezes. E, depois, ainda usou um vestido meu na vida real, para o seu casamento de verdade.

iG: Teve algum vestido que você gostou mais de fazer?
Lethicia Bronstein:
Foi um vestido quase de época: aquele feito para a Leandra Leal em “Passione” (ela fazia a personagem Agostina ) . O casamento aconteceu na Toscana, na Itália. A manga é comprida, meio anos 20. Ficou muito classudo, com aquela manga um pouco bufante. É bem diferente do que estou acostumada a fazer no meu dia a dia, foi muito gostoso de fazer.

iG: E já fez algum vestido de uma novela que estava acompanhando?
Lethicia Bronstein:
O vestido da Natalie Lamour (Deborah Secco, em “Insensato Coração”) foi ótimo. Ele não foi feito sob medida, mas quando a figurinista me ligou e pediu uma coisa para a Deborah, já sabia exatamente o que mandar. Falei para a figurinista “tenho um vestido que é a cara dela!”, e mandei o modelo.

iG: Qual a importância do vestido de casamento para uma noiva “real”? E para uma novela?
Lethicia Bronstein:
Na novela, o vestido não é protagonista, na vida real ele é. Eu costumo dizer que o vestido é a cereja do bolo no casamento. Tudo no casamento os noivos fazem pensando nos convidados. A escolha do salão, do buffet, do DJ, tudo isso depende do gosto dos convidados. Já o vestido é 100% da noiva. É a única escolha que ela mesma faz sem pensar em agradar a ninguém. É o momento mais importante para a mulher.


Leia mais
>>> Guia do casamento: ideias, dicas e soluções para a noiva planejar o grande dia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.