Manhã, tarde e noite: consultoras dão dicas para acertar no visual do casamento, de acordo com o horário do evento

Casamentos noturnos permitem uso de brilhos e
tecidos elaborados
Flickr/ pixsmiths
Casamentos noturnos permitem uso de brilhos e tecidos elaborados
A escolha do vestido e dos acessórios para o casamento é uma das mais importantes para a noiva. E ela deve ser definida levando em conta o horário do evento. Afinal, o que cabe para um casamento à noite nem sempre vai cair bem para uma festa matutina. Qual o melhor vestido? E sapato? E a maquiagem, tem que ser sutil ou carregada?

A consultora de imagem e estilo Milla Mathias explica que, em primeiro lugar, a noiva deve escolher o tom do vestido que lhe cai melhor, como o branco, off white, pérola ou marfim. “A cor certa fará com que ela tenha mais destaque”, diz. Maquiagem e joias devem ser marcantes. Mas atenção! Se o vestido já possui bastante brilho, poupe um pouco as joias e use maquiagem leve.

Cada período do dia também requer um cuidado diferente com o visual. Para casamentos de manhã , por exemplo, o melhor é optar por um vestido menos rebuscado. O comprimento é opcional. Vale apostar em um bordado mais opaco e tecidos leves, como organzas e crepes.

À tarde , pode-se usar de tudo, com moderação. O vestido pode ter mais brilho e a maquiagem ganha mais sofisticação. Porém, tome cuidado com os excessos!

Quando o evento é à noite , sinta-se à vontade para explorar o brilho e tecidos mais elaborados e encorpados. Véus compridos e buquês maiores têm sua vez.

Para as convidadas
Para quem teme o convite com o aviso “traje a rigor”, a jornalista e consultora de moda Gloria Kalil dá sua dica. “A noiva costuma combinar com as madrinhas a configuração do altar que ela quer, definindo os modelos e as cores dos vestidos. Longo, curto, isso é a vontade de cada uma que manda. Vale, claro, o bom senso. Não se deve ir com um vestido curto demais ou dentro de um decote arrasador. E nunca é demais lembrar que a estrela da festa é a noiva. Portanto, é ela quem deve brilhar”, explica.

Os chapéus, segundo a consultora, têm sido deixados um pouco de lado. Guarde-os para festa ao ar livre, ou para ambientes de praia ou fazenda.
E se o convite não der a menor indicação de dress code? Use a experiência e o bom senso. “Nas festas de casamento, supõe-se traje social completo. Se for uma festa durante o dia, é aceitável um traje mais esportivo”, finaliza.

>> Veja tudo sobre Vestidos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.