Do nude ao preto: 31 vestidos de noiva coloridos

A noiva pode fugir do branco com elegância. Veja modelos e leia as dicas de especialistas para usar um vestido colorido no casamento

Camila de Lira, iG São Paulo

Divulgação
Lá vem a noiva, toda de... preto: ousadia no vestido de Samuel Cirnansck
"Lá vem a noiva, toda de branco"... Tradicionalíssima, a cor branca se tornou quase obrigatória desde que a rainha Vitória, da Inglaterra, a escolheu para seu vestido de noiva . Mas, para quem quer se diferenciar, é possível usar um vestido colorido, ficar elegante e não ser confundida com os convidados.

De acordo com o estilista Samuel Cirnansck, que assinou o vestido de Juliana Paes, cores como nude, azul claro ou rosê combinam bem com casamentos diurnos. “Vestidos em tons de porcelana francesa, azul, verde, amarelo, com laços coloridos, ficam muito elegantes”, sugere.

Na opinião da estilista Patrícia Bourgeaiseau, cores pastéis são as mais indicadas para as noivas fugirem do branco. Até Vera Wang, estilista que assinou o vestido de Chelsea Clinton , Uma Thurman e outras noivas famosas, apostou nos tons em seus modelos mais recentes. “O vestido colorido precisa ter um toque mais leve. Não pode ter um formato tão vestido de noiva, porque vai parecer que a noiva tingiu uma peça que era branca antes”, ressalta.

Personalidade na cor

Se as noivas quiserem embarcar na ideia do vestido colorido, os estilistas indicam o essencial: personalidade. Na opinião de Samuel, a cor no vestido precisa de uma justificativa importante o bastante para sustentá-la. “Se você não tem um porquê, é melhor usar o branco ou o off white”, recomenda o estilista.

Divulgação
Para fugir do branco, a noiva deve ter personalidade e a concepção do vestido deve levar em conta a cor. Modelo de Vera Wang
“A personalidade precisa ser coerente com o modelo”, diz Patrícia. “A noiva deve saber segurar o vestido”, completa.

Samuel concorda: “O vestido é uma segunda pele, vai expressar a personalidade da mulher. Quando ela está um pouco confusa ou o modelo não tem a ver com sua personalidade, o vestido ‘engole’ a noiva”, comenta ele.

Dessa forma, não é muito recomendado à noiva vestir ou se maquiar de forma muito diferente daquilo que está acostumada. “É melhor a noiva não apostar numa mulher que nunca foi”, acredita Samuel. “Ela tem que ser ela mesma. O casamento é o melhor momento dela, por isso ela precisa assumir o cabelo, a estatura. Independentemente da cor do vestido, o melhor da personalidade dela precisa aflorar”, diz.

Leia também: o melhor vestido de noiva para seu tipo de corpo

Noiva ou convidada?


Segundo Patrícia Bourgeaiseau, a principal ressalva ao escolher uma cor diferente para o vestido de noiva é o risco de uma convidada usar a mesma cor . “O protocolo diz que ninguém pode ir de branco, mas não diz nada sobre outro tipo de cor”, lembra a estilista.

Para evitar o problema, a noiva pode avisar seus convidados sobre o estilo e as cores a se usar na festa. Mas mesmo vestida em um tom parecido com o de alguma convidada, dificilmente a noiva deixará de ser reconhecida como noiva: “Não se deixa de ser noiva porque o vestido não tem informações de noiva”, diz Samuel Cirnansck.

Leia também: qual o melhor decote de vestido de noiva para o seu tipo de busto

Limites religiosos

Estilistas ressaltam que um vestido colorido não combina com o ambiente de uma igreja. Para Samuel, a cor é mais recomendada para quem não fará a cerimônia na igreja, mas sim ao ar livre. “Vestidos coloridos são modelos para o campo, para um casamento ao lado da piscina, áreas descobertas”, define ele.

Patrícia acredita que o uso de vestidos de noiva coloridos ainda não é muito comum no país exatamente por causa desta questão. “Pouquissímas pessoas no Brasil topam isso. Mas se a noiva tem personalidade, se é capaz de ‘aguentar’ o vestido, tem que se arriscar!”, finaliza a estilista.

Do nude ao preto: 31 modelos de vestidos de noiva coloridos





[]

Leia mais
Não se vá: como guardar o seu vestido de noiva
Guia do Casamento: ideias, dicas e soluções para a noiva planejar o grande dia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG