Sandália, peep toe ou scarpin? Saiba quais tipos de sapato funcionam, quais são vetados para os pés das noivas e veja 38 modelos

Qual o sapato perfeito para o casamento?
Getty Images
Qual o sapato perfeito para o casamento?
Entre tiaras, véus, brincos e buquês, acessórios que chamam atenção para a parte de cima da noiva, os sapatos ficavam em segundo plano. Mas com novos modelos e cores, os pés das noivas ganham cada vez mais destaque e surge a dúvida: qual tipo de calçado se deve usar?

Leia também

Buquê: dicas e significados das flores
Retrô na cabeça
Pronta para o decote

>>> Veja galeria com 38 modelos

“O sapato da noiva deve ser fechado, como um scarpin, independentemente de ser plataforma ou de bico redondo”, sentencia a estilista Alba Martins. Sérgio Augusto, estilista da Black Tie, concorda e acrescenta que os sapatos de estilo Chanel são um modelo bastante versátil. “O Chanel é o mais próprio para todas as ocasiões, tanto verão, quanto inverno, tanto no campo quanto na igreja”, diz ele.

Já Gabriela Piccoli, estilista da marca Solaine Piccoli, lembra que muitos fotógrafos estão voltando suas lentes para o sapato da noiva nos ensaios de making of . Por isso, os calçados podem ter mais detalhes, como lacinhos na parte de trás ou algum brilho na parte da frente. Gabriela é defensora dos peep toes, os sapatos com uma pequena abertura no bico, que deixam ver parte dos dedos. “Não tem problema algum a noiva usar o peep toe. É uma tendência de moda, está super em alta. A gente só não recomenda o uso de uma sandália toda aberta”, explica.

Quanto ao tecido do sapato, Alba recomenda que seja parecido com o do vestido. O sapato precisa completar o look e não chamar a atenção toda para si, por isso as cores branco, off-white e nude são recomendadas. “Se o vestido é off-white, o sapato é off-white. O que pode variar é ter algum tipo de decoração em prata na lateral”, explica Sérgio.

Mas é confortável?

O tempo que a noiva ficará em pé não pode ser esquecido na hora da decisão. Afinal, somando a duração da cerimônia religiosa e da festa, são quase seis horas com o mesmo calçado. “A ideia é a noiva ficar com o sapato a noite inteira, sem precisar tocar. Uma noiva impecável”, diz Gabriela Piccoli.

“É bom que a noiva não use o sapato pela primeira vez no casamento. Recomendo usá-lo uma semana antes, para deixá-los maleáveis”, explica Sérgio Augusto. “O sapato também se acomoda no pé com o tempo”, acrescenta Gabriela.

Sapatilhas normais ou de estilo boneca são opção para quem não gosta de salto. Se a noiva está pouco acostumada com eles, outra boa saída são os modelos meia-pata, que oferecem mais firmeza ao andar. “A maioria das noivas prefere ir com um salto entre 9 e 12 centímetros. Saltos de 15 centímetros são mais raros hoje em dia”, afirma Gabriela.

Os sapatos de estilo Chanel também são uma boa pedida para quem procura por conforto, pois permitem um ajuste na parte de trás. Já os peep toes são mais complicados, porque incomodam um pouco mais na região dos dedos.

Além da maleabilidade e maciez, o peso do sapato também deve ser levado em conta. “A noiva já está carregando algo que nunca carregou e ainda a colocam em cima de um tijolo?”, brinca Alba Martins.

Combina comigo e com a minha festa?

“O sapato deve se adequar aos hábitos e aos estilos das noivas”, diz Gabriela Piccoli. Se a festa e a noiva são mais tradicionais, cabem scarpins com bico fino ou arredondado e sapatos de estilo Chanel. “Com um vestido totalmente tradicional, não combina em nada um sapato colorido”, comenta Alba Martins.

O oposto pode acontecer para a noiva que opta por um vestido curto. A escolha de cores, porém, deve passar pelo bom senso da noiva. “Às vezes um sapato pink combina com o buquê, isso pode ser interessante”, diz Alba. “É preciso ter sensibilidade para ousar”, defende Sérgio. O estilo da noiva pode fazer um sapato impensável, como uma bota, cair bem. “Já combinei o vestido com uma bota, meio estilo anos 70, de couro molinho. Combinou muito com o jeito da noiva, meio hippie ”, conta Sérgio.

Além do estilo pessoal da noiva, é preciso considerar o tipo da festa . Não adianta usar um scarpin de salto agulha em um casamento na praia, por mais que o calçado combine com o vestido.

Sandálias vetadas

Em um ponto todos os estilistas concordam: sandálias nunca. “É muito deselegante ver o pé da noiva tão exposto”, diz Gabriela Piccoli. Mesmo em festas durante o dia, os estilistas recomendam sapatilhas ou sapatos mais fechados. “O sapato fechado na frente alonga a silhueta da noiva”, afirma Alba Martins.

38 modelos de sapatos para noivas


Leia também

O melhor vestido de noiva para o seu corpo
Casamento na praia: acerte o visual
Qual o melhor tipo de decote para o seu corpo?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.