As cores e os cortes ideais são definidos de acordo com a formalidade da celebração após a assinatura no cartório: almoço, jantar ou reunião informal. Veja 50 modelos

O vestido de noiva  ideal deve refletir a personalidade da mulher e estar adequado ao ambiente da cerimônia, seja um casamento tradicional na igreja ou uma celebração mais informal, só no cartório. Para um casamento apenas no civil, como deve ser o vestido ideal? 

Estilistas sugerem modelos com pouco brilho e mais despojados
Divulgação/Getty Images
Estilistas sugerem modelos com pouco brilho e mais despojados

Não há uma regra específica, mas é importante evitar excessos. Vestidos com muito volume e tule, além de bordados e brilhos, não são adequados e podem carregar o visual (veja modelos na galeria ao final da página) .

Leia também: Vestidos de noiva das passarelas internacionais

“É importante que a noiva se sinta linda e segura, qualquer que seja a escolha do vestido”, define a estilista Martha Medeiros. A cor e o modelo do vestido devem ser pensados de acordo com a comemoração escolhida para o casamento civil .

Sem festa

Se o casal optar por não fazer uma celebração após a visita ao cartório, um vestido discreto é mais indicado. A estilista Lethicia Bronstein sugere modelos curtos, com detalhes delicados. “Um vestido curtinho e rendado fica adequado e ainda tem aquele ar romântico de noiva”, diz.

Lethicia acrescenta que a noiva deve ponderar os gastos com o vestido. “Com uma roupa mais simples, ela pode investir em um acessório ou uma joia, que poderão ser usados em outras ocasiões e valorizam o visual”, afirma.

Vestidos curtos são ótimas opções para celebrações mais informais. De Pronuptia Paris
Divulgação
Vestidos curtos são ótimas opções para celebrações mais informais. De Pronuptia Paris

Almoço em família

Se uma pequena celebração estiver dentro dos planos do casal, o visual da noiva pode ser um pouco mais sofisticado. Para um almoço com familiares e amigos próximos, invista em um modelo curto e despojado. “O vestido deve ser sutil e delicado, em branco ou off white, sem muito volume e brilhos”, recomenda a estilista Patricia Granha.

O corte do vestido deve ser elegante e refletir a personalidade da noiva. “Não adianta ela optar por um decote diferente daquele ao qual está acostumada justo no dia do casamento”, diz Patricia. Atenção para decotes muito profundos, que podem vulgarizar o visual.

Leia também

Festa de casamento em restaurante

Casamento à francesa

Quanto do orçamento destinar ao vestido? Descubra na calculadora do casamento

Jantar

Vestidos longos são mais requintados e pedem uma celebração mais formal, como um jantar. Um pouco de bordado, tecidos finos e rendas podem compor um vestido de noiva discreto e sofisticado, sem pecar pelo excesso de informação.

“Cores claras e tons pastéis são adequados para este momento, mas se for o sonho da noiva vestir um modelo colorido, ela deve considerá-lo”, diz Martha Medeiros.

Leia também

Vestidos de noiva coloridos
Uma noiva, dois vestidos: a onda do second dress
Vestidos de noiva curtos

    Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.